Com apenas 15 mil dólares, o diretor Gareth Edwards conseguiu fazer um dos mais interessantes filmes de ficção científica dos últimos meses. Uma sonda espacial da NASA cai no México trazendo em si uma forma de vida extraterrestre que, em contato com a vegetação se desenvolveu e alguns anos depois tomou conta de uma região do tamanho de um Estado, a qual é policiada por tropas americanas.
A região foi isolada e, por um lado tem-se a pobreza mexicana, vivendo de um comércio injusto frente à deficiência de recursos básicos à população; e por outro lado separada por uma grande muralha ante o território americano. E no México se encontra Andrew (Scoot McNairy), um jornalista enviado para cobrir as tragédias ocasionadas pela vida alienígena, e Samantha (Whitney Able de “Tudo por Ela“), filha rebelde do dono do jornal para o qual Andrew trabalha. Andrew recebe a contragosto a insólita missão de levar Samantha de volta aos EUA, porém uma série de acontecimentos vai fazer com que ambos tenham que passar pela zona infectada e enfrentar perigos, ao mesmo tempo em que fazem uma jornada de auto-descoberta.
Aí é a grande sacada do filme: ao invés de se centrar nos aliens, “Monstros” foca nas pessoas – em particular no casal – e em seu inter-relacionamento frente a uma adversidade tão grotesca. Dedica-se quase que exclusivamente em desenvolver os personagens e arma uma teia narrativa que torna suas jornadas emocionais verossímeis, ao mesmo tempo em que faz fortes críticas ao capitalismo, à imprensa e, finalmente, questiona se os monstros do título são os aliens ou se são os seres humanos (os últimos segundos da produção são primordiais para o aprofundamento da questão).
Lógico que essa discussão filosófica pode acarretar em certa insatisfação de fãs de filmes como “Independence Day“, mas se mostra muito mais rico em conteúdo. Mesmo com economia de efeitos especiais, estes, quando aparecem, surpreendem quando se sabe a quantia total gasta na obra. E melhor, convence quem está vendo. “Monstros” é um filme e uma reflexão. Mais sobre pessoas do que monstros, sem fugir de um pouco de ação e da ótima ficção científica que é.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Whitney Able
Scoot McNairy
Direção:
Gareth Edwards
Produção:
Allan Niblo
James Richardson
Fotografia:
Gareth Edwards
Trilha Sonora:
Jon Hopkins