Hostis (“Hostiles”)

Todo mundo que conhece história sabe que os americanos dizimaram populações indígenas para se assentarem no solo do que viria a ser os EUA. Mas chega um momento da guerra em que as atitudes de ambos os lados são tão hostis que fica difícil diferenciar mocinhos e bandidos.

E a produção começa com uma violência fora dos padrões de Hollywood (no bom sentido) envolvendo a família de Rosalee (Rosamund Pike de “Eu Me Importo”) onde os indígenas não perdoam ninguém.

Então após os créditos conhecemos o protagonista Capitão Blocker, interpretado por Christian Bale na segunda parceria com o diretor Scott Cooper após “Tudo Por Justiça” há 10 anos.

A profunda discussão começa no início quando descobrimos que Blocker sente um ódio profundo dos índios por terem matado vários de seus companheiros, ao mesmo tempo em que durante sua carreira nos EUA, trucidou homens, mulheres e crianças com crueldade.

Como o governo americano estava começando a mudar sua política para tentar estabelecer a paz e demarcar terras indígenas, Blocker recebe a contragosto a missão de devolver uma família indígena capturada há anos para sua terra. É ainda pior, pois é a família de um grande inimigo seu, o cacique Falcão Amarelo (Wes Studi de “A Caminho de Casa”) que agora está em estado terminal de câncer. Nesse trajeto, seu ódio será testado e eles enfrentarão uma série de perigos.

O roteiro é poderoso e vai abrindo as camadas sobre o que faz a hostilidade no ser humano a cada evento, onde bem e mal se confundem, bons homens podem ser capazes do pior e homens ruins podem ser apenas produtos de seu meio.

O diretor faz a violência na medida, expondo sempre que necessário, mas nunca apelativo. Ainda coloca nessa espécie de “western road movie” eventos que desenvolvem uma excelente construção da trama, sem serem desconexos, mesmo que independentes entre si, como por exemplo o prisioneiro que aparece no meio do filme (Ben Foster de “Emancipação”), o qual não deixe de ser um espelho de Blocker, mas numa posição completamente diferente.

Falando nele, Bale está sensacional como um homem consumido pelo ódio que precisa se reinventar emocionalmente para continua vivendo consigo mesmo. Mesmo com um elenco de peso, ele se destaca de longe.

O duelo final é cru e dramático, onde seu ciclo emocional apenas rivaliza com a última cena que talvez seja um dos melhores desfechos do gênero em todos os aspectos (técnico, visual, emocional, sonoro, fotográfico).

Hostis” estranhamente teve pouca divulgação no Brasil para o filmaço que é e que consegue ser comercial com uma trama relevante, ao mesmo tempo que oferece uma intensa discussão filosófica sobre violência. Recomendadíssimo.

Curiosidades:

  • O roteiro escrito por Donald E. Stewart foi achado pela sua esposa depois de sua morte no meio de uma mudança. Ela decidiu levar o roteiro para o diretor Scott Cooper depois de ver seu trabalho em “Coração Louco” e “Tudo Por Justiça”.
  • Cooper reescreveu o roteiro sob medida para praticamente todo o elenco principal em mente. O único que precisou fazer uma audição foi Timothée Chalamet.
  • Todo o filme foi filmado em ordem cronológica com exceção de uma cena: o diretor aproveitou as filmagens do acampamento no final do primeiro ato aos 29 min e inseriu outra tomada dessa mesma filmagem perto do fim do filme aos 111 minutos como se fosse em outro lugar.
  • O livro que Blocker lê no início do filme é Julius Caesar’s Commentarii De Bello Gallico sobre a Guerra da Galícia.
  • A atriz Q’orianka Kilcher que faz uma das filhas do Gavião Amarelo sofreu uma insolação no meio das filmagens.
  • Os personagens de Rosamund Pike e Ben Foster não existiam no roteiro original.
  • Christian Bale não gostou do final do filme no roteiro e queria mudar, mas depois que Cooper o convenceu a filmar, achou o final lindo.

Ficha Técnica:

Elenco:
Christian Bale
Rosamund Pike
Stephen Lang
Bill Camp
Wes Studi
Jesse Plemons
Timothée Chalamet
Paul Anderson
Ben Foster
Rory Cochrane
Jonathan Majors
Scott Shepherd
John Benjamin Hickey
Stafford Douglas
Adam Beach
Xavier Horsechief
Peter Mullan
Robyn Malcolm
Ryan Bingham

Direção:
Scott Cooper

História e Roteiro:
Scott Cooper
Ken Kao
John Lesher

Produção:
Melissa Barrera
Lori Evans Taylor
Paul Neinstein
William Sherak
James Vanderbilt

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Tom Cross

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram