Para quem não viveu a década de 90 ou era criança, dificilmente vai entender a relevância dos Mamonas Assassinas e de Claudinho & Bochecha através dos filmes “Mamonas Assassinas – O Filme” e “Nosso Sonho”. Apesar da nostalgia para quem os conheceu, esse é um indicativo ruim de qualidade de ambos os filmes.
Ao ver o documentário “Elis & Tom”, mesmo quem não viveu na década de 70, é perfeitamente capaz de entender a relevância desses dois ícones para a música brasileira e mundial. E detalhe: o documentário passa 80% de seu tempo mostrando as gravações de um único disco, onde os dois fizeram parceria, sendo somente os outros 20% dedicados a explorar um pouco mais a carreira de ambos.
Dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay (reparem que Jom Tob é um anagrama para Tom Job), o filme começa exaltando a carreira de ambos, inclusive culminando na trágica morte da cantora em 1982 que até hoje divide opiniões – o documentário aposta em suicídio, mas outras fontes falam em choque anafilático pelo uso de drogas.
Nesse primeiro ato, ver parcerias como a de Jobim com Sinatra por si só já catapulta o nível artístico do compositor, tal qual ver Elis em turnê pela Europa em plena década de 70.
O que mais impressiona, entretanto, é o objeto principal da produção, que é o encontro de dois astros como se fossem pessoas comuns e a química, inicialmente tensa, para se transformar numa paixão pela música, nas diversas sessões de gravação do disco “Elis & Tom” em Los Angeles, sempre muito regado a cigarros e bebida por todos os lados.
A genialidade e a fragilidade de ambos são amplamente aprofundadas, seja nas imagens sensacionais ou nos depoimentos dos filhos de ambos e dos músicos que participaram das gravações e ainda estão vivos. Sua duração de 1h40min faz uma narrativa concisa e dinâmica, bem melhor do que aquele especial dos Beatles que durou uma eternidade.
“Elis & Tom, só tinha de ser com você” é um patrimônio histórico obrigatório para quem gosta de música, De qualquer música. E para quem quer ver por dentro de dois dos maiores nomes da MPB.
Ficha Técnica:
Elenco:
Elis Regina
Antonio Carlos Jobim
Paulo Braga
João Marcello Bôscoli
César Camargo Mariano
Roberto de Oliveira
Helio Delmiro
Humberto Gatica
Elizabeth Jobim
Roberto Menescal
André Midani
Nelson Motta
Gerry Mulligan
Wayne Shorter
Frank Sinatra
Direção:
Roberto de Oliveira
Jom Tob Azulay
História e Roteiro:
Nelson Motta
Roberto de Oliveira
Produção:
Diogo Pires Gonçalves