Coup de Chance

Depois que Woody Allen ter se tornado persona non grata nos EUA por conta do escândalo envolvendo sua filha adotiva, ele foi para a Europa e agora faz seu primeiro filme em que a língua predominante não é o inglês.

A apaixonante atriz Lou de Laâge é Fanny, muito bem casada com o milionário Jean (Melvil Poupaud de “À Beira Mar”) até que por acaso encontra um admirador seu da época da escola, Alain (Niels Schneider de “Grito de Horror – Lua Nova, Sangue Novo”) a encontra e começa a cortejá-la. Com o passar do tempo, ela cai na rede do amigo sem saber que seu marido começa a desconfiar.

Esse é o tipo de história que o diretor já contou diversas vezes. É Woody Allen sendo ele mesmo. Talvez seu melhor momento nesse tipo de jogo foi em “Ponto Final – Match Point” de 2005.

Se para alguns, o enredo pode ser meio repetitivo, sem dúvida o diretor aborda muitos assuntos das relações humanas como poucos: aqui existe sim a traição por pura luxúria sem necessariamente ter que pintar o cônjuge traído de vilão; personagens centrais podem morrer sem aviso; e tudo rolando ao som do indefectível jazz que Wood Allen tanto admira e até toca.

Apesar do interessante desenrolar, aqueles diálogos afiados presentes em grande parte da filmografia do diretor estão na maioria do tempo ausentes, sendo aqui substituídos por meras piadas humorísticas previsíveis. Aliás, há uma oscilação entre boas reviravoltas e outras com uma obviedade desnecessária.

O que mais incomoda, entretanto, é atuação afetada da maioria do elenco. Lou de Laâge é a única a carregar o filme nas costas, encontrando o equilíbrio certo a personagem mais difícil e complexa. Já numa ponta, temos Melvil Poupaud que faz o marido com trejeitos de bondade intragáveis e de maldade que parece uma criança; e na outra ponta Niels Schneider faz um amante tão meloso e chato que seria impossível acreditar que uma mulher do calibre da protagonista pudesse se apaixonar por ele, ou mesmo ter um caso.

Coup de Chance” é uma boa história, bem contada, mas que tem aspectos e momentos que a desequilibram bastante, com erros que se espera que alguém como Woody Allen já tivesse superado há muito tempo.

Ficha Técnica:

Elenco:
Lou de Laâge
Niels Schneider
Anna Laik
Melvil Poupaud
Yannick Choirat
Guillaume de Tonquédec
William Nadylam
Elsa Zylberstein
Arnaud Viard
Jeanne Bournaud
Anne Loiret
Sara Martins

Direção:
Woody Allen

História e Roteiro:
Woody Allen

Produção:
Erika Aronson
Letty Aronson

Fotografia:
Vittorio Storaro

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram