Carvão

É o mais puro suco do cinema brasileiro com poucas inovações técnicas, mas uma história intrigante e atuações de primeira.

Numa cidadezinha do interior, uma família pobre cujo principal ofício é a produção de carvão, recebe um misterioso visitante, o qual vai mudar a dinâmica familiar e revelar obscuros segredos.

Filme de estréia da cineasta Carolina Markowicz, a obra se aproveita do gênero que o cinema nacional mais gosta de representar, “o Brasil por ele mesmo” e se aprofunda nos personagens.

O argentino César Bordón do ótimo “Relatos Selvagens” é o mafioso que, para desaparecer por estar jurado de morte, paga para ficar temporariamente escondido no sítio de uma família aparentemente normal, mas a pressão entre os personagens vai aumentando gradativamente.

A atriz paraense Maeve Jinkings de “Aquarius” dá um show de atuação tão grande, que tive que buscar entrevistas dela para sentir o nível de sua transformação. Ela é a protagonista e força motriz da obra como Irene, a mão de sofrida família que não tem o apoio do seu esposo (o ator Rômulo Braga, outro que surpreende) nem para os deveres matrimoniais ou para os cuidados com o filho. Cabe a ela equilibrar a tensa relação entre o hóspede e a família e tudo isso sem que ninguém saiba da sua presença.

Markowicz tem alguns momentos inspirados como a abertura do título ou o desfecho de último segundo que faz o espectador já atordoado com o clímax – no bom sentido – coroar a experiência. Contudo sua maior aposta é na força do elenco de capturar a atenção do espectador.

Ela faz algumas longas pausas, sendo o silêncio constrangedor quase um coadjuvante que provoca público e personagens e culmina num impensável clímax onde se reflete toda a banalização da condição humana e sua sobrevivência no meio. Chega a ser um soco no estômago a escalada do “homem” comum e seus atos em adversidades inéditas.

Muito mais que a relação família versus estranho, a realidade da comunidade que é religiosa também impressiona em detalhes que conseguem se transformar em pequenos ou grandes choques com camadas e mais camadas sendo desnudadas para subversão da moralidade e corrução.

Carvão” é daquelas produções que vai mostrando as suas garras até oferecer situações impensáveis dentro de uma aparente normalidade e sem nunca deixar a brasilidade costumeira da produção nacional.

Curiosidade:

  • O menino se chama Jean no filme e na vida real.
  • Durante as filmagens Maeve Jinkings estava namorando com a diretora Carolina Markowicz.

Ficha Técnica:

Elenco:
Maeve Jinkings
César Bordón
Rômulo Braga
Jean de Almeida Costa
Aline Marta Maia
Camila Márdila

Direção:
Carolina Markowicz

História e Roteiro:
Carolina Markowicz

Produção:
Zita Carvalhosa

Fotografia:
Pepe Mendes

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram