Avatar: O Caminho da Água (“Avatar: The Way of Water”)

Há 13 anos, o primeiro “Avatar” mudaria a história do cinema, seja pelo espetáculo visual proporcionado por técnicas de filmagens e computação gráficas, até então inéditas e, mesmo que a trama fosse uma espécie de “Pocahontas” do futuro, sua abordagem inovadora garantiu a maior bilheteria de todos os tempos.

Essa continuação repete em quase tudo os feitos do primeiro: suas técnicas de filmagem foram ainda mais apuradas, com um frame rate aumentado, dando a impressão de uma nitidez e movimentação ainda mais fluídas, inclusive a sensação de se estar vendo corpos de verdade ao invés de gerados por computador. Aliás, a interação entre os atores de carne e osso do filme com os avatares é incrível. Nada parece ser falso.

Tudo isso é tão arrebatador que fica fácil esquecer a história, ou pelo menos perdê-la de vista. Até porque existem duas histórias: a primeira e talvez a principal seja a exploração do próprio mundo de Pandora. James Cameron criou algo tão fantástico que, como todo bom pai, quis mostrar nos mínimos detalhes ao espectador. Das mais de 3 horas de filme, uma boa parte é esse guia imersivo em Pandora, principalmente no mundo das águas que até então era desconhecido do povo. Coincidentemente a Disney está fazendo uma propaganda massiva antes do filme para o parque temático de Avatar.

Bom, o filme é praticamente isso. Para os mais inquietos, dependendo do momento, alguém poderia ir ao banheiro do cinema e voltar sem perder nenhuma parte crucial da trama.

Então chegamos na trama em si, ou chamaria de segunda história: Jake Sulley forma uma família com Neyriti (vocês lembram do final do antecessor?) e tudo vai bem até que – e aí começam a forçar a barra – Quaritch, o vilão do primeiro é ressuscitado na cara dura e sem pena pelo diretor e vira um Avatar. Agora os terráqueos (nós) não querem só o minério, mas sim o planeta inteiro porque a Terra está morrendo (novidade, hein?).

Apesar de terem uma vantagem tática muito boa, Jake e família decidem ir para longe para não serem pegos, pois Quaritch quer mata-lo a qualquer custo. Uma decisão bem burrinha, diga-se de passagem, como se os terráqueos não fossem atrás deles. Enfim, então que eles encontram o povo da água e há toda aquela história de adaptação a uma nova cultura, do mesmo jeito que ocorreu com Jake no primeiro quando ele se infiltrou na tribo dos avatares.

É assim que as “duas histórias” consomem todo esse tempo. O espectador deve ficar deslumbrado, sem nem perceber que a trama tem vários elementos de outros filmes de James Cameron: robôs como em “Aliens – O Resgate” e “O Exterminador do Futuro 1 e 2”, o terceiro ato que é todo “Titanic” e, claro, o elemento água que é a paixão do diretor desde “O Segredo do Abismo”.

Se as cenas de contemplação são lindas, mas demoram bastante, as cenas de ação são eletrizantes, com o grau de violência no ponto certo e não deixa a desejar para nenhum outro filme do gênero, principalmente no terceiro ato.

São tantos elementos que há erros de continuidade que podem passar batidos como o fato da tribo da água inteira desaparecer no meio de uma batalha, deixando só a família de Sully na ação ou então determinadas subtramas se perderem em prol da principal.

No geral “Avatar: O Caminho da Água” é uma maratona das boas de se assistir e que quase esgota os recursos naturais de Pandora, mas é um colírio para os olhos. Partindo do princípio que teremos mais 3 continuações, é torcer para Cameron e seus roteiristas se inspirarem ainda mais no visual e, principalmente, preparar uma história que valha a pena ser contada sem repetir os mesmos clichês.

Curiosidade: Kate Winslet quebrou o recorde de Tom Cruise de ficar mais tempo debaixo d’água. Em “Missão Impossível – Nação Secreta” de 6 min, fazendo ela em 6 min 14 seg.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sam Worthington
Zoe Saldana
Sigourney Weaver
Stephen Lang
Kate Winslet
Cliff Curtis
Joel David Moore
CCH Pounder
Edie Falco
Brendan Cowell
Jemaine Clement
Jamie Flatters
Britain Dalton
Trinity Jo-Li Bliss
Jack Champion
Bailey Bass
Filip Geljo
Duane Evans Jr.
Giovanni Ribisi

Direção:
James Cameron

História e Roteiro:
James Cameron
Rick Jaffa
Amanda Silver
Josh Friedman
Shane Salerno

Produção:
James Cameron
Jon Landau

Fotografia:
Russell Carpenter

Trilha Sonora:
Simon Franglen

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram