“Água Para Elefantes” é o tipo de filme em que todos os aspectos se guiam muito para o lado errado para dar certo. Robert Pattinson está para o Vampiro Edward assim como Hayden Christensen está para Darth Vader.
Aqui o vampiro continua com seus mesmos trejeitos ao interpretar Jacob, um judeu pronto a se formar em medicina, mas com a morte dos pais e todos os bens tomados, acaba trabalhando num circo. Lá vai conhecer a adestradora Marlena (Reese Whiterspoon de “Como Você Sabe“), esposa do dono do circo e vilão nas horas vagas, August (Christoph Waltz de “O Besouro Verde“).
Nem com todos os malabarismos do mundo, o roteiro consegue convencer o espectador do romance entre Jacob e Marlena, ambos bastante sem sal durante toda a projeção. Waltz faz de tudo para dar alguma dimensão extra a um personagem escrito para atuar em uma nota só e, até que tem razoável êxito. O diretor Francis Lawrence do ótimo “Constantine” se perde em pouco mais de duas horas narrando com certo desleixo a trajetória dos personagens, incluindo o início e fim clichês (que foi muito melhor usado em “Diário de uma Paixão“) sobre determinado personagem já idoso e relembrando o passado.
Por outro lado, o design de produção é sensacional recriando não só a época como a atmosfera circense num nível de detalhe pouco antes visto. “Água Para Elefantes” pode até agradar os menos exigentes que se derretem fácil por qualquer história de amor e as fãs do Vampiro Edward. Entretanto, numa análise mais profunda, é apenas um produto sem graça envolta numa embalagem bonitinha. Dispensável.
Ficha Técnica
Elenco:
Robert Pattinson
Reese Whiterspoon
Christoph Waltz
Paul Schneider
Richard Brake
Stephen Taylor
Sam Anderson
Jim Norton
Brad Greenquist
Hal Holbrook
Direção:
Francis Lawrence
Produção:
Andrew R. Tennenbaum
Gil Netter
Erwin Stoff
Fotografia:
Rodrigo Prieto
Trilha Sonora:
James Newton Howard