A Última Jornada (“Journey’s End”)

Um dos períodos mais sangrentos da 1ª Guerra Mundial foi a chamada Ofensiva da Primavera em 1918 onde os alemães atacaram o norte da França e a frente ocidental, o qual estava sendo defendido pelos soldados britânicos.

A dramatização da primeira batalha desse período é muito bem-feita pelo cineasta Saul Dibb do ótimo “Suíte Francesa” e mostra o lado mais humano do que propriamente a ação e violência da guerra em si.

Asa Butterfield de “Escolha ou Morra” faz pela milésima vez o papel de adolescente deslocado que escolhe ser recrutado para o pelotão comandado pelo seu cunhado Stanhope (Sam Claflin de “Noite Passada em Soho”). O que ele não sabe é que todos no batalhão estão em frangalhos psicologicamente e ainda piora pela informação de uma massiva ofensiva alemã onde os britânicos, por ordens de cima, não podem fugir ou contra-atacar, mas apenas defender-se, o que tem tudo para ser uma missão suicida.

Aqui temos dois atores que dominam o filme numa performance em outro patamar: Sam Caflin que faz o comandante totalmente abalado, mas tentando segurar pelotão e seu segundo em comando Osbourne, interpretado por um Paul Bettany (de “Tio Frank”) tão carismático que fica difícil segurar a emoção nas cenas mais fortes.

Os coadjuvantes também estão honestos em seus papéis, com destaque para o sempre competente Toby Jones de “A Última Coisa que Ele Queria”) como o cozinheiro do batalhão.

Com esse ótimo time, o diretor apenas garante que o design de produção ofereça o necessário para a boa ambientação sem precisar ser épico demais. Tanto que nas poucas cenas de batalhas é visível a abordagem contra a maré de mostrar uma violência mais velada, menos exposta, e mais a reação dos personagens ao caos físico e psicológico que toma conta das trincheiras frente ao inevitável ataque.

Não deixa de ser interessante como a obra retrata o alto escalão que parece não se incomodar com seus mortos, contanto que satisfaçam a sua conveniência.

A Última Jornada” é um filme de guerra que traz um elenco brilhante (com exceção de Asa Butterfield que faz o mínimo pelo menos) e se difere pela sua pegada mais emocional e menos gráfica. Ótima pedida para variar.

Curiosidades:

  • Ao fazer a pesquisa para o papel, o ator Sam Claflin descobriu que seu tetravô lutou exatamente na mesma batalha que o filme retrata.
  • O filme é baseado numa peça de teatro que está nos palcos britânicos desde 1928 até o dia de hoje.
  • Há uma versão menos conhecida do filme feita em 1954.

Ficha Técnica:

Elenco:
Paul Bettany
Toby Jones
Asa Butterfield
Sam Claflin
Stephen Graham
Tom Sturridge
Alaïs Lawson
Andy Gathergood
Jack Riddiford
Adam Colborne
Elliot Balchin
Theo Barklem-Biggs
Derek Barr
Nicholas Agnew
Rupert Wickham
Miles Jupp
Jake Curran
Jack Holden
Harry Jardine
Robert Glenister
Will Adamsdale

Direção:
Saul Dibb

História e Roteiro:
Simon Reade
R.C. Sherriff
Vernon Bartlett

Produção:
Guy de Beaujeu
Simon Reade

Fotografia:
Laurie Rose

Trilha Sonora:
Hildur Guðnadóttir
Natalie Holt

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram