Verdade e Honra (“The Last Full Measure”)

Baseado na história real do soldado da Força Aérea Americana William H. Pitsenbarger que recebeu a Medalha de Honra – a maior condecoração militar dos EUA, maior ainda do que o Coração Púrpura – 32 anos após a sua morte, depois de muita luta de um advogado, pois a operação onde ele foi morto no Vietnã não era regularizada.

Essa é daquelas produções que tocam muito mais os americanos por ser algo bastante específico que vai além de uma guerra e se mete nos meandros dos processos administrativos militares e jogos políticos. O espectador chega a entender, mas dificilmente vai se envolver.

Sobra, é claro, a parte emocional: o advogado Scott (Sebastian Stan de “As Agentes 355”) precisa coletar os depoimentos dos colegas de William para o processo. Estes, já idosos, dão sua versão do fatídico dia que culminou na morte do soldado e como ele salvou vidas. Então a história se reveza entre o tempo atual e flashbacks do dia da guerra na década de 60.

Os veteranos são praticamente todos interpretados por grandes atores como Samuel L. Jackson (“A Protegida”), Ed Harris (“Top Gun – Maverick”) e alguns já falecidos de 2019 para cá como William Hurt, Christopher Plummer e Peter Fonda, sendo esse um dos últimos filmes deles.

Portanto, para a maioria dos espectadores a relação de amizade, companheirismo e compromisso entre os veteranos de guerra e aquele que os salvaram talvez seja um apelo maior do que a própria luta pela medalha em si.

O diretor Todd Robinson de “A Última Missão” não quis arriscar e fez o básico das produções baseados em eventos reais de Hollywood, algumas vezes no automático e muitas vezes no burocrático, tornando a história previsível, mas sem deixar perder o brilho.

A trilha sonora de Philip Klein (“Pig”) dá aquela ajuda na hora de tentar carregar as lágrimas do patriotismo americano que só deve surtir efeito pelas terras de lá.

Verdade e Honra” é um drama bem feito, mas cheio de lugares comuns como se seguisse um manual pré-pronto.

Curiosidades:

  • Durante os créditos aparecem entrevistas dos verdadeiros soldados que lutaram ao lado de William.
  • Peter Fonda morreu em 2019, Christopher Plummer em 2021 e William Hurt em 2022.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sebastian Stan
Alison Sudol
Asher Miles Fallica
LisaGay Hamilton
Bradley Whitford
William Hurt
Linus Roache
Jeremy Irvine
Eoin O’Brien
Christopher Plummer
Diane Ladd
Samuel L. Jackson
Jordan Preston Carter
Amy Madigan
Peter Fonda
Ed Harris
John D. Hickman
Dan Renalds
John Savage

Direção:
Todd Robinson

Produção:
Erik Hemmendorff
Julian Adams
Michael Bassick
Timothy Scott Bogart
Nicholas Cafritz
Adi Cohen
Mark Damon
Pen Densham
Petr Jákl
Robert Reed Peterson
Jordi Rediu
Shaun Sanghani
Michael Selby
Lauren Selig
Sidney Sherman
T.J. Steyn
John Watson

Roteiro:
Todd Robinson

Fotografia:
Byron Werner

Trilha Sonora:
Philip Klein

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram