Top Gun – Maverick

É o melhor filme dos anos 80 lançado em 2022. E talvez seja um dos melhores filmes do ano.

Tom Cruise e o diretor Joseph Kosinski que já tinham trabalhados juntos no sensacional “Oblivion” retornam à parceria e com apenas uma continuação do clássico pop dos anos 80 na época dirigido pelo saudoso Tony Scott (o qual é inclusive homenageado em Maverick), conseguem estabelecer todo um universo de Top Gun, não só sendo fiéis ao material original, como também entregando uma história que faz todo sentido dentro de seu próprio contexto.

Eles repetem com sucesso todos os clichês que funcionaram nos anos 80 quase que sem tirar uma vírgula e mostram o Maverick ainda como Capitão e piloto de testes e, após mais uma de suas rebeldias, acaba retornando ao centro de treinamento de Top Gun, só que dessa vez como instrutor onde deverá ensinar ao time dos melhores pilotos do mundo manobras em tempo recorde para que possam cumprir uma missão de destruir uma base inimiga.

Interessante frisar que a missão pouco importa. Tanto que nem se deram ao trabalho de explicar quem é o inimigo e qual sua importância geopolítica. De verdade o que interessa é a dinâmica do tema professor e alunos, e entre alunos, traçando um paralelo em clássicos como “Sociedade dos Poetas Mortos”, e mergulhando cada vez mais na construção que começou a 36 anos no primeiro filme.

Nas duas horas de projeção, diretor e roteiro conseguem com que o espectador se importe com os novos personagens – os alunos, cujo coadjuvante Miles Teller que também já trabalhou com Kosinski em “Homens de Coragem” – tanto quanto com Maverick, além de dar um papel especial a Val Kilmer que na realidade está num grande embate com um câncer na garganta.

Falando nisso, a obra não se furta em abraçar o passado da forma mais melódica possível, retornando com a famosa trilha sonora do original feita pelo produtor Harold Faltermeyer e agora complementada por Lorne Balfe (“Ambulância – Um Dia de Crime”) com direito até a uma canção de Lady Gaga!

As cenas de ação são eletrizantes, principalmente por não conter CGI. Manobras radicais e uma sensação de perigo real misturada com uma clara festa nostálgica de retorno oitentista incita ainda mais o público a torcer freneticamente pelo sucesso do time, mesmo com aquele medo de que alguém pereça no processo.

Como cereja do bolo, ainda tem a irresistível Jennifer Connelly (também de “Homens de Coragem”) que faz o novo interesse amoroso de Cruise. E a cereja está no fato de que a personagem dela, apesar de não aparecer, foi citada no primeiro Top Gun!

Top Gun – Maverick” é uma experiência excepcional para ser assistida nos cinemas com ação na veia e um arco dramático que traz de volta os anos 80 sem precisar repaginá-los e desde já se transforma num paradoxal cult-pop dos nossos tempos. As pouco mais de 2 horas passam voando (sem trocadilhos).

Curiosidades:

– O avião que Tom Cruise pilota no fim do filme, um Mustang P-51, é do próprio ator, visto que ele é um piloto licenciado.
– Tom Cruise só entrou no filme com a condição de que não houvesse efeitos digitais (CGI) e tudo fosse feito na real. O único GCI que existe é com o avião F-14 Tom Cat no terceiro ato, simplesmente porque ele não existe mais em lugar nenhum.
– Tom Cruise e Val Kilmer são os únicos artistas que reprisam seus papéis.
– Tem o maior tempo entre um filme e sua continuação na história do cinema: 36 anos.
– A moto de Tom Cruise é a mesma Kawasaki Ninja do primeiro filme só que modelo novo.
– Milles Teller interpreta o filho de Goose, personagem que faleceu em Top Gun. Na realidade Teller nem havia nascido quando o primeiro filme foi lançado, em 1986. O ator nasceu em 1988.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Cruise
Val Kilmer
Miles Teller
Jennifer Connelly
Bashir Salahuddin
Jon Hamm
Charles Parnell
Monica Barbaro
Lewis Pullman
Jay Ellis
Danny Ramirz
Glen Powell
Jack Schumacher
Manny Jacinto
Kara Wang
Greg Tarzan Davis
Jake Picking
Raymond Lee
Jean Louisa Kelly
Lyliana Wray
Ed Harris
Chelsea Harris
Darnell Kirkwood
Austin Bowerman
Stephanie Andrea Barron

Direção:
Joseph Kosinski

Produção:
Tom Cruise
David Ellison
Christopher McQuarrie

Fotografia:
Claudio Miranda

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram