Como se Wes Anderson fizesse um filme “whodunit”. Essa expressão idiomática em inglês aponta para filmes de crime onde o assassino pode ser qualquer um dos personagens, bem no estilo de Agatha Christie que agora vem sendo revisitada na franquia cujo último exemplar foi “Morte no Nilo”. E Wes Anderson é o cultuado diretor que sempre escala um time de artistas classe A de Hollywood e tem uma direção peculiar, como em “Crônica Francesa”.
Indo ao que interessa, a produção é uma espécie de sátira aos filmes de assassinatos misteriosos (whodunit) que já começa com uma narração em off de um dos personagens descontruindo a introdução desse gênero.
Quando Leo (Adrien Brody de “O Último Golpe”), o diretor de uma adaptação do livro da Agatha Christie (opa) chamado “A Ratoeira” aparece morto no teatro, todos os que estavam presentes viram suspeitos e cabe ao cansado Inspetor Sttopard (Sam Rockwell de “Raça e Redenção”) e sua fiel escudeira, a novata Stalker (Saoirse Ronan de “Adoráveis Mulheres”), desvendarem o mistério.
O roteiro é muito afiado na maneira em que eles fazem graça dos maneirismos de cada personagem. Junto com os aspectos técnicos como figurino e design de produção, emulam de forma teatral – esse é o objetivo – o próprio livro de Agatha Christie, que inclusive é personagem também.
Sam Rockwell mais uma vez tem um excepcional timing cômico, seguido de Saoirse Ronan que surpreende, mesmo que fazendo dois personagens praticamente opostos em tudo. Além disso, o elenco coadjuvante faz muito bem a sua parte e consegue um “time de suspeitos” que beiram a caricatura proposital com ótimos resultados.
A direção do desconhecido Tom George procura não ousar muito e segue bem o script sem ser burocrático. Inclusive o desfecho faz uma ótima rima com todos os clichês do gênero que foram subvertidos durante a trama.
“Vejam Como Eles Correm” é humor inteligente com dupla de protagonistas carismática e que consegue prender o espectador no mistério, mesmo sendo ele um detalhe de uma narrativa mais ampla e engraçada.
Curiosidades:
- A peça “A Ratoeira” baseada no livro de Agatha Christie foi realmente feita na Inglaterra com o mesmo elenco que, neste filme, são personagens interpretados por outros atores. Estreou em 1952 e continua até hoje ininterruptamente, entrando para o livro dos recordes da peça com maior duração em cartaz do mundo. A única pausa na peça se deveu ao lockdown da COVID-19. Há inclusive uma cena no filme que fala sobre a impossibilidade de se fazer um filme em língua inglesa enquanto a peça estiver em cartaz. Isso é real.
- No último ato um personagem diz que a trama de “A Ratoeira” não é exatamente Hamlet. O curioso é que no terceiro ato de Hamlet, há uma pela sendo encenada chamada “A Ratoeira”.
- Há uma cena em que o comissário fala para Stalker que a maioria dos policiais está ocupado com o caso Rillington, que foi um caso real e que foi adaptado para o cinema no filme “O Estrangulador de Rillington Place” de 1971. O interessante é que Sir Richard Attenborough que foi o protagonista da peça “A Ratoeira”, interpretou o serial killer no filme.
- Quando Stalker interroga o lanterninha do teatro, ela pergunta de que parte da França ele é e ele responde que é da Bélgica. É uma piada interna, pois o principal personagem de Agatha Christie foi Hercule Poirot (sim, o protagonista de “Morte no Nilo”) que era belga e sempre confundido com francês.
- Muitos dos nomes que aparecem em listas, blocos e localidades, são nomes de personagens de Agatha Christie em outros livros.
- Sam Rockwell fez o papel inspirado no famoso Inspector Clouseau, caso ele fosse competente.
***SPOILERS – SÓ LEIA SE JÁ ASSISTIU AO FILME!!!***
- O clímax do filme é exatamente como o storyboard que o diretor Leo apresenta para seu o final da adaptação de “A Ratoeira”.
- Na introdução em que a narração é feita por Leo, o assassino aparece em praticamente todas as cenas. Quando Leo fala que o assassino é geralmente alguém que o público acha um qualquer em quem menos se espera, ele praticamente está entregando o final sem a gente saber.
Ficha Técnica:
Elenco:
Sam Rockwell
Saoirse Ronan
Adrien Brody
David Oyelowo
Harris Dickinson
Ruth Wilson
Pearl Chanda
Gregory Cox
Maggie McCarthy
Charlie Cooper
Oliver Jackson
Tomi Ogbaro
Reece Shearsmith
Sian Clifford
Jacob Fortune-Lloyd
Ania Marson
Tim Key
Philip Desmeules
Laura Morgan
Pippa Bennett-Warner
Angus Wright
Shirley Henderson
Paul Chahidi
Lucian Msamati
Direção:
Tom George
História e Roteiro:
Mark Chappell
Produção:
Gina Carter
Damian Jones
Fotografia:
Jamie Ramsay
Trilha Sonora:
Daniel Pemberton