Urso Negro (“Black Bear”)

Urso Negro” é daqueles suspenses abstratos que você tem que penar para entender. E se não entender, não é culpa sua: ele fica no limiar entre a genialidade de ter imaginado uma história tão complexa e a burrice de ter dificuldade para expressar essa complexidade de forma atraente e que, no final, dê mais chances para esclarecimento.

Aubrey Plaza de “Best Sellers” é Allison, uma diretora que alugou um chalé distante via AirBnB, cujos donos são o casal Gabe e Blair, que está grávida (Christopher Abbott de “Piercing” e meu crush Sarah Gadon de “A Noite da Realeza” respectivamente). Desde o início já se sabe que vai rolar uma tensão sexual entre os três e o comportamento deles pode levar a consequências mortais.

A cena inicial é a chave para o entendimento do filme já que ela se repete no início, no meio e no final, sendo que ela também é a que divide duas narrativas completamente diferentes. O grande enigma é como duas histórias aparentemente diferente se conectam.

O desconhecido diretor Lawrence Michael Levine não faz a menor questão de dar pistas ou de sinalizar o que é presente, passado ou futuro, ou o que é real ou imaginação. Aprofundar mais é acabar gerando spoilers.

Mas tal qual essa crítica, o roteiro não solta nada, o que pode desagradar o espectador, já que a narrativa inicial é previsível e talvez a parte técnica mais interessante seja na hora das filmagens, no ritmo caótico em que os personagens dos bastidores se cruzam e interagem entre si, numa clara referência ao sensacional “Birdman” de Alejandro González Iñárritu, incluindo as mesmas pinceladas abstratas dele.

Urso Negro” pode desafiar ou desgostar, dependendo da vontade do público, mas é inegável que as peças quando ligadas, formam uma narrativa mais que interessante.

E então vamos desvendar o mistério:

***SPOILERS – SÓ LEIA SE JÁ TIVER ASSISTIDO AO FILME***

A primeira cena, de Allison contemplando a lagoa e depois subindo à cabana para escrever é o divisor de águas entre as narrativas. Há três momentos diferentes (mas que parecem dois):

Momento 1: Ela chega no Chalé. Percebe-se que Allison tem um grande ego, é uma atriz que por necessidade de mercado assumiu um papel de diretora, era uma pessoa egoísta, manipuladora, difícil de se trabalhar e que, de quebra, está com bloqueio criativo e por isso faz esse retiro. Ela percebe o interesse de Gabe e a tensão entre ele e a esposa Blair. Então chegamos novamente à mesma cena em que ela contempla a lagoa. É quando ela tem o desbloqueio, isto é, tem a idéia para um filme e então vai para a cabana escrever o roteiro (ou pelo menos o rascunho).

Momento 2: Pula para o filme dentro do filme. O que ela está escrevendo é o filme que ela quer fazer. E o filme que ela quer fazer é um triângulo amoroso que surge durante as gravações de um filme em que ela é a atriz principal. Nesse filme, ela é uma atriz casada com o diretor que é Gabe que sente que está sendo traída por ele com a atriz coadjuvante que agora é Blair. O filme é praticamente uma repetição dos acontecimentos dos momentos 1 e 3 (Momento 3? Calma, vamos chegar lá). Percebam que Gabe é um diretor egoísta e manipulador, exatamente porque Allison está se projetando nele como diretora. Mas como já dito, o sonho dela era ter o papel principal. Inclusive há um conflito mental quando Gabe diz para Allison (que na verdade ambos são a Allison) que fazer ele dirigir e ela de atriz principal iria arruinar com tudo. O momento 2 termina quando as suspeitas de Allison se concretiza e ela pega os Gabe e Blair transando no sofá de um chalé anexo. O simbolismo do urso é de conclusão, como se ela tivesse conseguido escrever até esse ápice.

Momento 3: É o que acontece após ela escrever o roteiro. Como é a continuação do momento 1, poucos vão entender que a segunda parte do filme na verdade foi todo o pensamento de Allison ao escrever o roteiro. Nesse momento ela quer fazer a prova social de que seu roteiro poderia acontecer na vida real. Então ela manipula o casal para incrementar a tensão já existente e ainda seduzir Gabe. Tudo corre como esperado, inclusive o fato de Blair descobrir os dois transando no sofá. O que não ocorre a ela é a consequencia disso, quando Blair começa a sangrar correndo o risco de perder o bebê e ao tentar leva-la ao hospital, Allison dirigindo vê um urso e bate o carro. É aí que o filme termina cronologicamente, porém é quando se passa para o momento 2. Ou seja, o filme é narrado na ordem de momentos 1 à 3 à 2.

Ficha Técnica:

Elenco:
Aubrey Plaza
Christopher Abbott
Sarah Gadon
Paola Lázaro
Grantham Coleman
Lindsay Burdge
Lou Gonzalez
Shannon O’Neill
Alexander Koch
Jennifer Kim

Direção:
Lawrence Michael Levine

História e Roteiro:
Lawrence Michael Levine

Produção:
Jonathan Blitstein
Richard J. Bosner
Julie Christeas
Marina Grasic
Jai Khanna
Lawrence Michael Levine
Aubrey Plaza
Sophia Takal

Fotografia:
Robert Leitzell

Trilha Sonora:
Giulio Carmassi
Bryan Scary

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram