A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (“Chicken Run: Dawn of the Nugget”)

Todo filme importa na hora de avaliar sua qualidade. Mas uns são mais desnecessários que outros.

Há 23 anos estreava no cinema o primeiro longa metragem dos estúdios britânicos Aardman Animations, cuja especialidade, stop motion, foi inserida num brilhante roteiro que resultou no sucesso “A Fuga das Galinhas”, um filme com um arco de história de início, meio e fim, tudo muito bem amarradinho. Eis que a Netflix lança essa segunda parte que, apesar de boa, é completamente deslocada.

Com parte do elenco de dubladores diferente – o estúdio atesta por causa da idade – vemos o casal Rocky e Ginger e todo o antigo galinheiro vivendo felizes numa ilha só deles. Até que nasce Molly, uma galinha que vai crescendo, torna-se independente e com o desejo de sair da ilha para conhecer novos horizontes.

Na primeira chance que tem, ela foge, conhece uma amiga galinha Frizzle e se mete numa van que promete leva-las a um paraíso das galinhas, mas que na verdade é uma fábrica de nuggets. Então Rocky, Ginger e companhia precisam entrar na fábrica para salvar Molly e todas as outras galinhas presas, numa espécie de “Missão Impossível Galinácea”.

O diretor Sam Fell já é conhecido da Aardman desde que dirigiu “Por Água Abaixo” em 2006 no auge de criatividade da produtora, mas aqui ele vai no piloto automático, tentando explorar a personalidade dos personagens que muita gente já esqueceu e caprichando na ação que, apesar de afiada, é um pouco de tudo já feito por aí.

E é claro que para reforçar o vínculo com o antecessor colocaram alguns personagens chave que, outrora já descartados, voltando com tudo e dando a pitada nostálgica, mas também desnecessária numa história que se sustentaria por si só.

Não bastasse o tema de conflito de gerações que é muito batido em animações, a produção ainda deixa portas abertas para uma seqüência que pode manter a mesma qualidade técnica e agilidade, mas também vai ser um estranho no ninho (sem trocadinhos).

Fuga das Galinhas – A Ameaça dos Nuggets” é daqueles fenômenos que só o capitalismo explica, mas que não decepciona os novos públicos.

Curiosidades:

  • De todo o elenco principal do primeiro, (9 artistas), apenas 4 voltaram para a dublar seus personagens. O casal principal Rocky e Ginger formado em 2000 por Julia Sawalha e Mel Gibson foi substituído por Thandiwe Newton e Zachary Levi.
  • A cena do galpão de milho exigiu 75Kg de milho real.
  • O número da coleira de Ginger é 314, por causa do número Pi.

Ficha Técnica:

Elenco:
Thandiwe Newton
Zachary Levi
Bella Ramsey
Imelda Staunton
Lynn Ferguson
David Bradley
Jane Horrocks
Romesh Ranganathan
Daniel Mays
Josie Sedgwick-Davies
Peter Serafinowicz
Nick Mohammed
Miranda Richardson

Direção:
Sam Fell

História e Roteiro:
Rachel Tunnard
Karey Kirkpatrick
John O’Farrell
Mark Burton
Holly Walsh
Lynn Ferguson
Ben Willbond
Laurence Rickard
David Bowers
Peter Peake

Produção:
Leyla Hobart
Steve Pegram

Fotografia:
Charles Copping

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram