“Sonic 2: O Filme (“Sonic the Hedgehog 2”)

Geralmente adaptações de games para o cinema dão resultados deploráveis, mas o primeiro “Sonic” foi uma exceção e se transformou numa ótima Sessão da Tarde, por um motivo bem simples: como o primeiro jogo praticamente não tinha história, mas sim apenas o nosso herói coletando as moedas e lutando contra o Dr. Robotnik (um hilário Jim Carrey), ficou fácil contextualizar um roteiro que nem precisava se preocupar em ser fiel ao jogo, mas sim às suas regras.

Nessa continuação a coisa se inverte, já que ele é baseado nas continuações do jogo e elas sim tem uma linha de história que o roteiro procurou copiar e ao mesmo tempo combinar com o contexto do filme já existente. É sobre a tal pérola do caos que acaba por reunir vários personagens novos, como Knucles, que resgata Robotnik de seu exílio para tentar pegar a pérola e destruir Sonic; e Tails que vem não se sabe de onde para ser o braço direito do protagonista. E ainda tem os demais personagens e carne e osso para dar uma forcinha, isto é, parecerem necessários quando na verdade não o são.

Assim, a produção se reveza em algumas ótimas cenas de ação descompromissada (pois sabemos que nada vai acontecer aos nossos fofos personagens) com cenas constrangedoras como a batalha de dança no segundo ato, ou o pós casamento de Rachel (se não lembra, não precisa saber quem é) que descamba para uma comédia pastelão.

A transição da história dos games para o roteiro é feita só para esticar a sua duração, pois numa análise fria, a maioria da dinâmica entre os novos personagens e até mesmo todo o caminho para a busca da pérola parece um excesso que pouco agrega no produto final. Até mesmo Carrey parece ser mais do mesmo, como se já estivesse sem saco para dar vida ao vilão. Inclusive depois desse filme, ele disse em entrevista que iria se aposentar do cinema, ou pelo menos de projetos com apelo puramente comercial. Porque será..?

O ponto alto são as tiradas de Sonic (tal qual no antecessor) em diálogos que emanam ótimas referências pop. Brincaram até com a rivalidade entre Vin Diesel e The Rock e fizeram uma ótima referência a “Caça-Fantasmas”.

Se o primeiro “Sonic” era um filme família inclusive para quem nunca jogou o game, esse segundo quis ser um mero fan service juntando vários personagens dos games num nicho específico para conhecedores sem se preocupar com a história para quem a assiste. Ah, ainda tem cena pós créditos com – adivinhe – mais um novo personagem que deve fazer parte do terceiro.

Curiosidades:

– A única voz que saiu dos games para o cinema foi a de Tails, interpretado por Colleen O’Shaughnessey. Todos os outros personagens animados tem vozes específicas para o filme.
– O ring tone do celular de Tom é a música da primeira fase de Sonic no Mega Drive.
– Sonic fala várias vezes que odeia água. Isso porque nos games, sempre que ele vai debaixo d’água, há um cronômetro de oxigênio que se for ultrapassado, ele morre.

Ficha Técnica

Elenco:
James Marsden
Jim Carrey
Ben Schwartz
Tika Sumpter
Idris Elba
Natasha Rothwell
Adam Pally
Shemar Moore
Lee Majdoub
Colleen O’Shaughnessey
Melody Nosipho Niemann
Tom Butler
Brad Kalilimoku
Krista Alvarez
Donna Jay Fulks

Direção:
Jeff Fowler

Produção:
Toby Ascher
Neal H. Moritz
Toru Nakahara
Hitoshi Okuno

Fotografia:
Brandon Trost

Trilha Sonora:
Junkie XL

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram