Robert Duvall (“Coração Louco”) é Felix, um velho ermitão que na década de 30 vive isolado em sua cabana. Tão isolado que o povo na cidadezinha próxima inventou várias lendas horríveis sobre ele. Vendo que sua saúde não anda bem, assustado com a proximidade de sua morte ele, depois de anos, vai à cidade e entra numa funerária para encomendar seu enterro, só que com uma festa. O dono da funerária (Bill Murray de “Os Limites do Controle”) e seu assistente (Lucas Black de “Legião”) devem preparar essa festa e agüentar as excentricidades de Felix até que por fim ele conte o segredo do seu isolamento durante o evento.
Apesar do roteiro burocrático, a produção é marcada por grandes atuações, seja do sempre competente Duvall, do geralmente surpreendente Murray e até da grata aparição de Sissy Spacek (“O Chamado 2”) como o possível interesse amoroso de Felix. Conta também com uma ótima reconstituição de época e uma fotografia linda de David Boyd que atualmente vem recebendo excelentes críticas pela série de TV “The Walking Dead”.
Seu desfecho é bem ao estilo dos enlatados de Hollywood, o tal segredo nem é chocante, mas é contado através de um emocionante monólogo do protagonista. “Segredos de um Funeral” prova que a diferença entre um bom filme e um filme mediano pode estar sim nas pessoas. Não marca, mas consegue ser um bom divertimento.
Ficha Técnica
Elenco:
Robert Duvall
Sissy Spacek
Bill Murray
Lucas Black
Gerald McRaney
Bill Cobbs
Scott Cooper
Lori Beth Edgeman
Direção:
Aaron Schneider
Produção:
David Gundlach
Dean Zanuck
Fotografia:
David Boyd
Trilha Sonora:
Jan A.P. Kaczmarek