Samaritano (“Samaritan”)

É aquela produção de super-herói que se encontra bem no meio entre os filmes da Marvel e DC e filmes cabeça como o cult “Corpo Fechado” de M. Night Shyalaman. Inclusive o diretor Julius Avery de “Operação Overlord” disse em entrevista que uma das inspirações dele foi justamente “Corpo Fechado”.

Também temos mais um caso de uma ótima idéia que talvez por falta de um orçamento mais robusto foi mal executada, mas também com falhas de direção e casting.

Há 25 anos havia 2 irmãos com superpoderes, onde um foi para o lado do bem (Samaritano) e outro para o lado do mal (Nêmesis) e numa batalha, aparentemente ambos morreram. Nos dias de hoje, numa cidade que parece a periferia de Gothan City só que sem o Batman, o crime impera.

Nosso querido “Rambo”, Sylvester Stallone é Joe, que trabalha com lixo mora no subúrbio e conserta traquitanas nas horas vagas. Até que um vizinho do prédio ao lado, o menino Sam (um tal de Javon ‘Wanna’ Walton) suspeita que ele pode ser o Samaritano (que não morreu). Enquanto isso, um fã do finado Nêmesis, forma uma gangue para tomar a cidade.

Esse tal ator Javon Walton não tem carisma algum e é a criança mais chata desses filmes de “ação beirando o infantil para ampliar seu público”, o que prejudica – e não é pouco – o resultado.

O diretor é cheio de momentos: quando está bem traz sequências eletrizantes onde Stallone mete e porrada no melhor estilo, lembrando o clássico “Cobra” em seus tempos áureos; mas quando não está lá essas coisas, faz cenas irregulares, quebra o ritmo e ainda usa efeitos especiais falhos, como é o caso do pior “deaging” dos últimos tempos (quando aparece Stallone rejuvenescido no passado).

A reviravolta é ótima como narrativa, mas esperada para quem tem o mínimo de atenção no que está acontecendo. O vilão não poderia ser mais clichê e o roteiro ainda força a barra usar o protagonista mirim em cenas desnecessárias.

Pelo tamanho da produção não parece algo que tenha continuação, mas se houver um próximo “Samaritano”, seus realizadores precisam urgentemente se livrar dos elementos infantis e entrar com dois pés nessa história de anti-herói, pelo menos enquanto o Stallone der conta do recado. E ainda dá.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sylvester Stallone
Javon ‘Wanna’ Walton
Pilou Asbæk
Dascha Polanco
Sophia Tatum
Moises Arias
Martin Starr
Jared Odrick
Michael Aaron Milligan
Henry G. Sanders
Abraham Clinkscales
Shameik Moore
Frederick Williams
Kevin Mikal Curry

Direção:
Julius Avery

Roteiro:
Bragi F. Schut

Produção:
Braden Aftergood
Sylvester Stallone

Fotografia:
David Ungaro

Trilha Sonora:
Kevin Kiner
Jed Kurzel

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram