Respect: A História de Aretha Franklin (“Respect”)

Aretha Franklin é considerada a Rainha do Soul e foi, como mulher negra e artista, a conquistar praticamente todos os prêmios e títulos possíveis no decorrer de sua vida.

Pouco antes de falecer em agosto de 2018, foi ela que escolheu a atriz Jennifer Hudson (“Cats”) para ser sua intérprete nessa cinebiografia dirigida pela ainda desconhecida Liesl Tommy que, até então havia apenas dirigido episódios de séries como “The Walking Dead” e “Jessica Jones”.

Hudson tem a voz e o carisma, e arrasa como Franklin, retratada como uma mulher muito contida e submissa tanto ao pai (Forest Whitaker, excelente, de “O Valor do Perdão”) quanto ao primeiro marido (Marlon Wayans de “Seis Vezes Confusão”, dando uma guinada para o drama), e só vai se descobrir e também lutar contra seus demônios na próximo dos 30 anos.

Aliás com todo o elenco corretíssimo, o destaque também vai para Skye Dakota Turner, a atriz mirim que interpreta com maestria Frankin quando criança.

A direção é burocrática e segue no piloto automático com poucas surpresas. Por outro lado, é um respiro das adaptações mais abstratas que sempre tentam abordagens disruptivas. Isto é, de vez em quando sim, é bom ver uma história contada de maneira linear, principalmente como essa que carrega tantos ícones e cujas relações familiares, amorosas, ou de amizades são exploradas mais profundamente, como é o caso das sequencias onde Aretha passa um tempo com o Dr. Martin Luther King o maior expoente na luta contra o racismo na época e assassinado por sua causa.

A trilha sonora é uma atração a parte, passando pelas mais famosas como, obviamente, “Respect” e por boa parte da sua discografia dos anos 60 e 70, até em seu icônico álbum gospel que foi o mais vendido de sua carreira. Mais uma vez Jennifer Hudson dá conta do recado e surpreende com uma voz irrepreensível.

A vida de Aretha tem suas raízes de relações tão complexas que o filme dura 2h30min e conta apenas parte de sua vida e sua luta e, ainda assim, corre em alguns momentos para poder desenvolver melhor outros.

Respect” pode até ser uniforme demais, mas tem na música e nas interpretações uma enorme força e traz mensagens importantes sobre a carreira de Aretha Franklin com emocionantes momentos.

Curiosidades:

  • A atriz que interpreta a avó de Aretha, Kimberly Scott, tem a mesma idade do ator que interpreta seu pai Forest Whitaker.
  • A cantora Mary J. Blige, que também atua no filme, já cantou com a própria Aretha Franklin a música “Never Gonna Break My Faith” em 2006 para a trilha sonora do filme “Bobby”, e ganhou o Grammy de melhor música Gospel do ano.
  • A diretora Liesl Tommy faz uma participação como a fã que aborda Aretha no lobby de um hotel.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jennifer Hudson
Forest Whitaker
Marlon Wayans
Tituss Burgess
Audra McDonald
Marc Maron
Heather Headley
Kimberly Scott
Hailey Kilgore
Saycon Sengbloh
LeRoy McClain
Albert Jones
Tate Donovan
Myk Watford
Skye Dakota Turner
Gilbert Glenn Brown
Mary J. Blige

Direção:
Liesl Tommy

História e Roteiro:
Callie Khouri
Tracey Scott Wilson

Produção:
Scott Bernstein
Jonathan Glickman
Harvey Mason Jr.
Stacey Sher

Fotografia:
Kramer Morgenthau

Trilha Sonora:
Kris Bowers

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram