Aterrorizante (“Terrifier”)

Todo mundo tá no hype de “Terrifier 2” – que as distribuidoras nacionais já batizaram de “Aterrorizante 2” – mas pouca gente viu o primeiro e sequer conhece a origem do vilão, Art The Clown (Art, o palhaço).

Em 2011 o diretor Damien Leone fez um curta metragem de 20 minutos chamado “Terrifier” com o palhaço tocando o terror. Sendo bem aceito, em 2013, ele fez um longa metragem chamado “All Hallow’s Eve” no estilo de várias histórias curtas (incluindo o próprio curta anterior) que é interligado por uma trama principal, onde o palhaço ataca novamente. Eis que em 2016, ele faz esse “Terrifier” como uma história só onde, na noite de Halloween, Art The Clown ataca os incautos que cruzam o seu caminho, como uma espécie meio continuação, meio reboot.

Não deixa de ser interessante que o roteiro não apresenta motivação alguma: é simplesmente o serial killer matando todo mundo das formas mais brutais.

Por sinal as mortes é tudo o que os fãs de filmes de terror esperariam ver de grandes produções como “Halloween” e aqui podem se deliciar (tem gente que é até serrada no meio).

A peculiaridade é que o palhaço é meio doido mesmo e age como tal, fazendo mímicas e brincadeiras. Sua maquiagem é bem mais assustadora do que outros palhaços de filmes como o Pennywise de “IT – A Coisa”.

Mesmo às vezes com efeitos especiais meio toscos, o melhor da violência gráfica explícita passa sua mensagem.

Com tanta criatividade nas mortes, faltou colocar neurônios na cabeça dos personagens. Eles são exatamente daquele tipo que odiamos: parece que correm para morte e mesmo tendo várias oportunidades de matar o vilão, apenas o ferem superficialmente para depois ele se levantar e mata-los.

Chega a ser cansativo ver o palhaço tomando uma pancadinha ali, um corte superficial aqui, quando poderia ter sido “facilmente” morto em diversas ocasiões (as aspas ficam por conta do desfecho). Ah e claro, todos os personagens tropeçam em qualquer lugar, não tem visão periférica e são meio surdos, o que permite o assassino se aproximar sem que eles tenham a mínima noção do que está acontecendo.

Infelizmente são coisas tão bestas que os realizadores deixaram, talvez para fazer um filme trash inclusive no aspecto de roteiro.

Terrifier” é terror trash de verdade com sangue e tripas para todos os lados, mas com roteiro que ficaria muito melhor com mais 2 ou 3 neurônios ajudando.

Curiosidades:

  • O ator que interpretou Art The Clown no curta de 2011 e em “All Hallow’s Eve”, Michael Gianelli, não quis voltar a reprisar seu papel em “Terrifier” porque não gostou da experiência de aplicação da maquiagem.
  • Então foi contratado o ator David Howard Thornton, o 6º na audição para o papel. Como o ator já tinha feito aulas de mímica, na hora da audição, ele fingiu que estava passando sal numa vítima para melhorar o gosto e foi nessa hora que ele ganhou o papel.
  • Na cena em que Art é ferido com um prego no pé, ele faz uma performance que toda a equipe riu, incluindo a própria atriz que estava contracenando na cena, O diretor gostou tanto da performance que deixou no filme e tirou digitalmente a atriz rindo da cena.
  • A atriz Jenna Kanell ficou amarrada em toda a sequência, inclusive entre os takes porque ela queria passar pela experiência psicológica de ficar realmente aprisionada.
  • A cena da pizzaria era para ter sido feita numa hamburgueria. O diretor trocou depois de saber que ambas as atrizes da cena, Jenna Kanell e Catherine Corcoran são vegetarianas.
  • A decoração de Halloween da pizzaria foi feita digitalmente na pós produção porque os realizadores esqueceram de levar na hora da cena.
  • Essa pizzaria existiu de verdade, mas acabou falindo pouco menos de 2 anos depois das filmagens.
  • As cenas subterrâneas foram feitas num imenso porão de um hospital abandonado nos EUA.
  • Em Portugal, ao invés de “Aterrorizante”, chamaram o filme de “Terrorista”.

***SPOILER – SÓ LEIA SE TIVER VISTO O FILME***

  • Tanto no curta metragem, quanto em “All Hallow’s Eve”, predecessores de “Terrifier”, fica claro que o palhaço é uma entidade sobrenatural, ou seja, não pode ser morto pelas vias normais. Já em “Terrifier” tudo é feito para que o público pense que ele é apenas um homem numa fantasia de palhaço. Isso até a cena final, quando sua natureza sobrenatural aparece.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jenna Kanell
Samantha Scaffidi
David Howard Thornton
Catherine Corcoran
Pooya Mohseni
Matt McAllister
Michael Leavy
Katie Maguire
Gino Cafarelli

Direção:
Damien Leone

Roteiro:
Damien Leone

Produção:
Phil Falcone
Damien Leone
George Steuber

Fotografia:
George Steuber

Trilha Sonora:
Paul Wiley

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram