O Mundo Depois de Nós (“Leave the World Behind”)

Como é bom poder ver um filme sem as lentes de seu hype. “O Mundo Depois de Nós” é sim uma ótima produção, mas passa longe daquilo que seu hype prometia. Ele entrega sim, mas outra coisa.

Julia Roberts de “Ingresso para o Paraíso” e Ethan Hawke de “Estranha Forma de Vida” são Amanda e Clay que, junto com os filhos seguem para um fim de semana num belíssimo chalé isolado da cidade.

De madrugada recebem a misteriosa visita de pai e filha que se dizem os donos do chalé que alugaram, interpretados por Mahershala Ali “Alita – Anjo de Combate”, como Scott e Myha’la de “Dinheiro Fácil” como sua filha Ruth. Eles dizem que algo aconteceu na cidade, mas não sabem o que. A desconfiança paira no ar enquanto todos descobrem que uma terrível ameaça caiu sobre o país.

Se há algo que o filme não traz é novidade: quem já viu “Amanhecer Violento”, não precisa correr atrás da resposta. E mais: em momento algum o roteiro esconde a origem – pelo menos básica – da ameaça, mas apenas fazem com que os personagens descubram gradativamente a sua dimensão.

O que a obra realmente entrega e, aí sim, proporciona um ótimo resultado, é a dinâmica entre seus personagens a cada acontecimento. O desenvolvimento é dividido em episódios e cada episódio corresponde há um evento, digamos, meio que catastrófico associado a uma diferente dinâmica, pois a cada episódio, os personagens formam núcleos diversos.

Amanda (Roberts) está deliciosamente odiável como a cidadã que se diz do bem, mas no fundo é cheio de racismo e rancor, contrastando com seu marido que sempre vê o lado bom das pessoas, ao passo que Ruth (Myha’la) é o outro lado de Amanda, enquanto Scott é mais próximo a Clay.

Há algumas poucas, mas boas cenas de ação, mesmo que as vias de fato nunca se concretizem, como se muita coisa acontecesse para tudo permanecer na mesma.

O que seja talvez a grande mensagem – bem diferente do hype – é que o ser humano por seus defeitos e preconceitos é capaz de se autodestruir sob a fachada de se proteger. E é esse estudo de humanidade que faz “O Mundo Depois de Nós”, baseado no livro de Rumaan Alam, um interessante suspense dramático que com pouca premissa desenvolve bem a sua narrativa, mesmo com o fim do mundo atrapalhando.

E se você não gostou tanto, pense pelo lado bom: podia ter sido dirigido pelo M. Night Shyamalan (o de hoje, não o da época “O Sexto Sentido”).

Curiosidades:

  • O último episódio de Friends que a filha de Amanda e Clay quer ver se chama “The Last One” (O último), sendo que o último capítulo do filme também se chama “The Las One”.
  • Alguns dos quadros da casa mudam de acordo com a energia do filme. Há por exemplo, um que varia entre uma maré alta e baixa dependendo da cena.
  • O chalé vizinho é de uma família chamada Huxley, em homenagem a Aldous Huxley, autor de “Admirável Mundo Novo” sobre um mundo distópico.
  • A empresa que fabrica o notebook de Amanda se chama E-Corp, que é uma empresa fictícia, parte central da série “Mr. Robot” dirigido pelo mesmo Sam Esmail.
  • Há uma mensagem subliminar sobre racismo no filme: há um tanque de óleo chamado “The White Lion” e a frequencia do rádio no carro de Clay é 1619. The White Lion foi o primeiro navio que trouxe escravos para as Américas em 1619.
  • Barack e Michele Obama produzem o filme.
  • Todos os carros usados numa determinada cena de ação são Teslas.
  • Há uma cena onde aparece um piloto cujo crachá se lê Cap. Esmail. Sam Esmail é o diretor do filme.

Ficha Técnica:

Elenco:
Julia Roberts
Mahershala Ali
Ethan Hawke
Myha’la
Farrah Mackenzie
Charlie Evans
Kevin Bacon
Alexis Rae Forlenza
Vanessa Aspillaga

Direção:
Sam Esmail

História e Roteiro:
Sam Esmail

Produção:
Sam Esmail
Marisa Yeres Gill
Lisa Roberts Gillan
Chad Hamilton
Julia Roberts

Fotografia:
Tod Campbell

Trilha Sonora:
Mac Quayle

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram