Estranha Forma de Vida (“Extraña forma de vida”)

Com décadas de carreira, é a primeira vez o brilhante cineasta espanhol Pedro Almodóvar faz um Western e a segunda que ele faz um filme em inglês, mesmo que um curta-metragem.

Em 30 minutos o espectador precisa entender o passado, o presente e o futuro de dois cowboys, Jake (Ethan Hawke de “O Telefone Preto”) e Silva (Pedro Pascal de “O Peso do Talento”) que, após 25 anos se encontram, passam uma noite juntos e ao amanhecer tem uma conversa que vai mudar o destino de ambos.

Almodóvar usou os mesmos cenários do lendário diretor Sergio Leone em seus Westerns Spaghetti misturado ao próprio gosto para figurino e design de produção para trazer uma abordagem visual original a um dos gêneros mais cheio de regras do cinema, sem que com isso arranhasse a sua essência.

Desde o início com o belíssimo fado de Amália Rodrigues – que dá o título ao filme – e cantado por ninguém menos que nosso brasileiríssimo Caetano Veloso, o diretor entrega uma singela história com direito a pequenas reviravoltas e rimas narrativas onde o diálogo é o catalisador do presente e do futuro e o silêncio revela o passado.

Por isso há 3 cenas chave: o diálogo ao amanhecer que situa o presente e revela as primeiras intenções por trás das segundas, o silêncio que mostra um vislumbre do passado e o último diálogo que dá algum tipo de redenção forçada ao relacionamento dos cowboys.

Mas tudo tendendo ao subjetivo que força o público a tentar imaginar os próximos eventos, num desfecho que causa até uma certa indignação saudável por não mostrar mais desses profundos personagens.

Atuação de ambos é excelente e mostra o contraste de personalidade que, em pouco tempo de projeção, leva a relação e o pensamento deles a altos e baixos.

Finalmente, a relação homossexual traz uma narrativa diferente da vista em filmes como o premiado “O Segredo de Brokeback Mountain”, pois apesar de haver o preconceito (vide o último diálogo), ele é posto em segundo plano para uma discussão entre amor, família e honra.

Estranha Forma de Vida” acaba sendo uma história que une esses três temas e os coloca num momento crítico onde seus personagens devem escolher o que priorizar, resultando num drama cheio de carisma e uma roupagem que só Almodóvar consegue materializar.

Obs: Para algumas cópias do cinema, após o filme há uma entrevista de mais 30 minutos falando de todos os aspectos de seu curta-metragem.

Curiosidades:

  • Primeiro filme co-produzido pela nova empresa da marca de luxo Yves Saint Laurent, o estúdio Saint Laurent Productions.
  • Os quadros da casa do xerife são pinturas de Maynard Dixon, a primeira artista plástica a pintar o velho oeste com cowboys e índios na mesma tela.
  • Os figurinos foram inspirados nos filmes “E o Sangue Semeou a Terra” (1952), “Vera Cruz” (1954), “Sem Lei e Sem Alma” (1957) e “Duelo de Titãs” (1959).

Ficha Técnica:

Elenco:
Ethan Hawke
Pedro Pascal
Pedro Casablanc
Manu Ríos
George Steane
José Condessa
Jason Fernández
Sara Sálamo
Oihana Cueto
Daniela Medina

Direção:
Pedro Almodóvar

História e Roteiro:
Pedro Almodóvar

Produção:
Agustín Almodóvar
Esther García

Fotografia:
José Luis Alcaine

Trilha Sonora:
Alberto Iglesias

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram