[youtube -xuugq7fito]
Quisera Gloria Perez ter pensado nesse filme para inspirar o conto fajuto da novela “América”. Dois cowboys passam longos meses isolados numa montanha cuidando do rebanho de um fazendeiro e acabam descobrindo o amor. Depois, o filme acompanha as vidas de Jack (Jake Gyllenhaal de “Zodíaco“) e Ennis (o finado Heath Ledger de “O Cavaleiro das Trevas“) depois do fim desse trabalho se separando, casando, tendo filhos e se reencontrando esporadicamente para passar curtos, porém importantes momentos juntos.
O filme é cheio de qualidades: ele é longo, mas essencial para que se desenvolvam os personagens com a calma que merecem. Além disso, o romance não soa forçado, justamente por causa desse desenvolvimento feito pelo diretor Ang Lee (de “Hulk“). A direção de fotografia é espetacular e foi corretamente indicada ao Oscar. As atuações – parte fundamental para o sucesso do filme – é impecável, com destaque para Ledger com seu personagem contido e atormentado (reparem como ele quase não move a boca quando fala), dando mais uma justa indicação ao Oscar.
“Brokeback Mountain” é um drama obrigatório assim como Romeu e Julieta e Tristão e Isolda. O fato do casal em questão serem dois homens, a apenas um detalhe.
Nota 9
Ficha Técnica
Elenco:
Jake Gyllenhaal
Heath Ledger
Michelle Williams
Anne Hathaway
Randy Quaid
Anna Faris
Direção:
Ang Lee
Produção:
Diana Ossana
James Schamus
Fotografia:
Rodrigo Prieto
Trilha Sonora:
Gustavo Santaolalla