Irmã Morte (“Hermana Muerte”)

O novo filme de terror do espanhol Paco Plaza – do bonzinho “Verônica” – já começa sem pedir licença: a linda estreante em longas Aria Bedmar é Narcisa, que fora uma criança dita como milagrosa em sua devoção e que ao alcançar a maioridade entra para um convento e logo começa a sentir fenômenos sobrenaturais que escondem um mistério do passado.

O espectador nem sentou direito na poltrona e já tem cadeira caindo, barulho na parede, desenhos estranhos e pesadelos mais estranhos ainda. Sustos? Nem tanto, mas há uma série de cenas que metralham os tais fenômenos sobrenaturais.

Como já dito, há uma história por trás de tudo, que o público começa a perceber (que existe uma história) perto da metade da produção. O resultado do mistério, revelado como um choque entre passado e presente é interessante e digno de um bom roteiro.

O problema é que os atos não se conversam. O recheio do filme não conversa com o final. Tirando uma ou outra referência como a tal cadeira ou a cena da banheira, quase todo o resto não tem uma correlação clara com o tal mistério. Inclusive há uma morte que não faz sentido perante ao que vai se revelar, o que – dentre os vários eventos que se sucedem – não agregam no propósito da tal entidade ou até mesmo vai contra o que ela se propõe e o que descobrimos no final.

O último ato é revelador e de certa forma surpreendente, mas a maneira como ele discorre é, no mínimo, questionável, num esquisito vínculo narrativo entre passado e presente (como o roteiro tenta reescrever o passado?) que embaralha o desfecho, mas deixa como saldo positivo uma das mais criativas mortes visuais desse ano, apesar de ser uma cena rápida.

Irmã Morte” tem uma boa produção, uma boa história, mas o diretor resolveu usar sustos aleatórios e desconexos para construir a tensão até seu ápice, como um engenheiro que construiu a casa certa no endereço errado.

Curiosidades: ***SPOILERS – SÓ LEIA APÓS TER ASSISTIDO AO FILME***

  • Para quem não sabe, “Irmã Morte” é uma prequel de “Verônica”. São histórias diferentes e independentes que se conectam no final quando a Irmã Narcisa entra na sala onde estuda Verônica (a atriz Sandra Escacena, que faz uma ponta) e é lá que a freira é chamada de Irmã Morte.

Ficha Técnica:

Elenco:
Aria Bedmar
Maru Valdivielso
Luisa Merelas
Chelo Vivares
Sara Roch
Olimpia Roch
Adriana Camarena
Martina Delgado
Claudia Fernández Arroyo
Almudena Amor
Sandra Escacena
Consuelo Trujillo

Direção:
Paco Plaza

História e Roteiro:
Jorge Guerricaechevarría
Paco Plaza

Produção:
Pablo Cruz
Enrique López Lavigne
Diego Suarez Chialvo

Fotografia:
Daniel Fernández Abelló

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram