Ben Kingsley de “Missão no Mar Vermelho” é um general criminoso de guerra escondido pelos seus aliados, até se deparar com uma misteriosa empregada doméstica que passa a cuidar do seu refúgio, Tanja (Hera Hilmar de “Máquinas Mortais”) e assim formar uma peculiar relação.
O diretor Brad Silberling de “O Elo Perdido” tinha um prato cheio à sua frente: o protagonista que em tese uma vítima acuada, na verdade é um general que comandou o extermínio de milhares de vidas no meio de uma guerra. Como fica seu juízo perante si mesmo. Tanja parece ser o senso crítico ou até mesmo o alter ego do espectador, o que poderia se aprofundar nessa complexa discussão sobre as mazelas da guerra e a responsabilização do indivíduo.
Mas ele preferiu focar apenas no relacionamento entre os dois personagens, que na verdade nunca dá em nada, mas o roteiro não tira o pé de lá. Vez ou outra, as questões que deveriam ser relevantes da trama afloram, mas para logo se dispersar e voltar a falar da relação deles que não evolui. Tanto que no último ato há uma cena que deveria ser chocante, mas que surte bem menos efeito do que o esperado, pois os personagens não são desenvolvidos além do rascunho que se desenha no primeiro ato.
Confiaram muito no talento do Kingsley e Hilmar – e ambos esbanjam talento – mas não traçaram uma rota que provocasse uma jornada emocional eficaz para cativar a atenção do espectador. Assim, ninguém liga para o destino dos personagens.
“Um Homem Comum” entra mudo e sai calado num tema que muito tinha para falar. Um desperdício.
Curiosidades:
- O enfermeiro que atende o General na cena do hospital é o filho de Ben Kingsley, Edmund Kingsley.
- Ben Kingsley já estrelou um filme com o mesmo título em 2013, onde ele é também é “responsável” pela morte de muitas pessoas (neste como terrorista).
Ficha Técnica:
Elenco:
Ben Kingsley
Hera Hilmar
Peter Serafinowicz
Slobodan Pavelkic
Miodrag Milovanov
Edmund Kingsley
Direção:
Brad Silberling
História e Roteiro:
Brad Silberling
Produção:
Rick Dugdale
Ben Kingsley
Brad Silberling
Murlidhar Tilwani
Fotografia:
Magdalena Górka
Trilha Sonora:
Christophe Beck
Chilly Gonzales