Poucas vezes um filme se valeu tanto de ser o que ninguém esperava. Uma cidadezinha sofre pelos constantes desaparecimentos de crianças e a população local passa a atribuir a culpa à uma lenda que eles criaram: o Homem das Sombras. Julia (Jessica Biel de “O Vingador do Futuro”) é uma enfermeira que ao chegar em casa se depara com o desaparecimento do filho por causa do tal Homem das Sombras. A partir daí, tudo muda e tudo o que o espectador pensava conhecer é virado de cabeça pra baixo. Até o próprio gênero do filme vai se transmutando variando entre um tenso suspense e um tocante drama sem macular a sua coerência.
O diretor francês Pascal Laugier conseguiu um roteiro originalíssimo, aliando isso a uma equipe técnica competente que mostra um ótimo design de produção da cidadezinha decadente e com uma trilha sonora de tirar o fôlego de Todd Bryanton (“Sob Controle”). A personagem de Jessica Biel se mostra visceral e seu drama pessoal deve impactar a todos principalmente no terceiro ato, onde ao invés de um clímax, parece haver uma intensa energia que permeia todo o desfecho.
“O Homem das Sombras” é um suspense dramático bem diferente e longe de qualquer clichê que pode até desagradar a alguns, mas não nega um roteiro e execução brilhante que pode levar os mais sensíveis às lágrimas.
Ficha Técnica
Elenco:
Jessica Biel
Jodelle Ferland
Stephen McHattie
William B. Davis
Samantha Ferris
Colleen Wheeler
Eve Harlow
Direção:
Pascal Laugier
Produção:
Kevin DeWalt
Scott Kennedy
Jean-Charles Levy
Clément Miserez
Fotografia:
Kamal Derkaoui
Trilha Sonora:
Todd Bryanton