Ewan McGregor (“O Golpista do Ano“) é um escritor – repare que nunca sabemos o nome dele – contratado para escrever a biografia do primeiro ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan de “Em Busca de uma Nova Chance“), o qual passa por um momento ruim, já que está sendo investigado por mandar torturar presos em prol do combate ao terrorismo. O detalhe é que o antigo escritor fantasma dele morreu em condições misteriosas e, quando o protagonista começa a investigar os possíveis motivos de sua morte, pode desvendar uma conspiração de proporções monumentais.
A grande beleza do novo trabalho do cineasta Roman Polanski (“O Pianista“) é manter um perfeito equilíbrio entre o lado conspiratório e o lado intimista da trama. Isto é, apesar de suas pouco mais de duas horas manterem o espectador vidrado nos acontecimentos, o mesmo quase nunca tem a sensação do perigo iminente que o espreita. E isso se traduz na própria postura do personagem de McGregor, que vê o mistério muito mais com deslumbramento do que com apreensão, mesmo nos momentos de real perigo. Essa atitude é praticamente o catalisador de toda a trama, principalmente em seu desfecho desafiador.
O elenco está muito bem afinado, tal qual McGregor, com destaque para Pierce Brosnan, cujo personagem tem uma personalidade muito mais complexa do que numa primeira impressão. O clima de suspense jamais seria o mesmo sem a sensacional trilha oitentista de Alexandre Desplat (“Cheri“), indicado ao Oscar por outra composição em “O Discurso do Rei“.
Com pequenas e discretas pistas montando um brilhante quebra-cabeça rumo a um final bruto e chocante, “O Escritor Fantasma” resgata o melhor que o suspense tem de bom desde a sua concepção para mais uma obra que ficará marcada na história do cinema.
[rating:4.5]
Ficha Técnica
Elenco:
Ewan McGregor
Pierce Brosnan
Kim Cattrall
Olivia Williams
Tom Wilkinson
Jim Belushi
Eli Wallach
Timothy Hutton
Robert Pugh
David Rintoul
Jon Bernthal
Tim Preece
Direção:
Roman Polanski
Produção:
Robert Benmussa
Alain Sarde
Fotografia:
Pawel Edelman
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat