Casal leva um relacionamento morno, mas estabilizado e com uma filha, até que somos levados a crer que a esposa Lisa (Laura Linney de “Jindabyne“) abandonou o marido, Paul (Liam Neeson de “Fúria de Titãs“). Inconformado, ele descobre no notebook que ela deixou em casa, pistas que o levam a um suposto amante, Ralph (Antonio Banderas de “Jogo Enter Ladrões“) que mora na Itália. Então Ralph larga tudo e viaja pra lá a fim de descobrir a identidade do outro e, se possível, aproximar-se o máximo para confrontá-lo.
Com um elenco sempre afiado, é daqueles filmes onde o fim justifica os meios, ou melhor, o final consegue surpreender de tal forma a justificar suas recorrentes falhas de ritmo. Mesmo com 90 minutos de projeção (tido como o ideal, comercialmente falando), o diretor Richard Eyre (“A Bela do Palco“) perde um tempo precioso, focando na relação de Ralph com sua filha (a belíssima Romola Garai de “Jornada Pela Liberdade“), o que funciona mais como muleta emocional do que agrega efetivamente na trama, coisa que só acontece próximo ao desfecho, mas que torna algumas cenas desnecessárias.
E falando nele, é a saída encontrada pelo roteiro que torna essa produção diferenciada. É impressionante ver como o espectador é manipulado desde o início o que o leva, cego e desavisado, a uma revelação que parece sempre ter estado lá, mas que de tão bem dirigido e editado, o público deve se surpreender. Algo parecido foi feito com o suspense sobrenatural “Sexto Sentido“.
Entretanto este último foi intrigante do início ao fim, enquanto “O Amante” é apenas um drama acima da média, mas com certas falhas narrativas que poderiam ser melhor exploradas em prol de transformá-lo numa obra excepcional. Mesmo assim vale muito a pena em uma sessão de DVD.
[rating:3]
Ficha Técnica
Elenco:
Liam Neeson
Antonio Banderas
Laura Linney
Romola Garai
Direção:
Richard Eyre
Produção:
Frank Doelger
Michael Dreyer
Richard Eyre
Mary Beth O’Connor
David Richenthal
Tracey Scoffield
Fotografia:
Haris Zambarloukos
Trilha Sonora:
Stephen Warbeck