O Silêncio da Vingança (“Silent Night”)

O diretor chinês John Woo foi ao ápice na década de 90 com filmes de ação como “Fervura Máxima” e “A Outra Face”. Até que em 2000 fez um dos piores filmes de ação de todos os tempos, “Missão Impossível 2”, quase destruindo a franquia, pondo em cheque a carreira de Tom Cruise e daí sumiu do mapa, voltando a fazer apenas filmes chineses de pouca expressividade em sua maioria.

Eis que ele está de volta, mas ainda bem confuso. Ele quis fazer uma mistura de “Desejo de Matar” com “John Wick” no modo silencioso: o pouco expressivo Joel Kinnaman de “Os Segredos que Guardamos” é Brian que perde sua filha com uma bala perdida num tiroteio de gangues e, de quebra, é acertado na garganta, perdendo sua voz. Então ele passa meses treinando para matar a todos que se envolveram na morte de seu filho.

Não deixa de ser interessante que quase todo o filme é sem diálogos, como se refletisse a própria condição da mudez do protagonista, mesmo que muitas vezes isso sacrifique o bom senso, já que ele não é surdo e há momentos com sua esposa Saya (Catalina Sandino Moreno de “Bárbaros”) que não haveria motivos para ela não falar.

O diretor tenta criar abordagens visuais diferenciadas, mas apenas confunde o espectador. No primeiro ato há uma cena em que ele faz closes muito estranhos em Saya quando ela está no hospital preocupada com a vida do marido, que não diz absolutamente nada.

O clímax no terceiro ato bebe sem vergonha na fonte do clássico “Operação Invasão” e quando há uma cópia inferior, principalmente para quem conhece esses filmes de outros carnavais, a ação enfraquece bastante.

O Silêncio da Vingança” tem seus bons momentos, mas força a barra no silêncio e se enfraquece na vingança, com um desfecho que entra mudo e sai calado (não deu pra segurar o trocadilho).

Curiosidades:

  • Numa das cenas um especialista de efeitos especiais foi atropelado acidentalmente, quebrando a perna e deslocando o ombro.
  • O carro usado que o protagonista compra é um Ford Mustang GT.
  • A policial que é baleada em uma das cenas é interpretada por Angeles Woo, filha do diretor.

Ficha Técnica:

Elenco:
Joel Kinnaman
Kid Cudi
Harold Torres
Catalina Sandino Moreno
Yoko Hamamura
Valeria Santaella
Vinny O’Brien
Acoyani Chacon
Alejandro Monteros
Angeles Woo

Direção:
John Woo

História e Roteiro:
Robert Archer Lynn

Produção:
Basil Iwanyk
Erica Lee
Christian Mercuri
Lori Tilkin
John Woo

Fotografia:
Sharone Meir

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram