O Legado Kennedy (“Chappaquiddick”)

Quem já viu ou leu a crítica de “Garra de Aço”, que estava nos cinemas recentemente, sabe que na década de 70 a família Von Erich era considerada amaldiçoada pela quantidade de tragédias que se abateram sobre eles.

Mas nenhuma família americana foi tão problemática, ou digamos, amaldiçoada, quanto a família Kennedy. Ler um pouquinho de história é saber que o assassinato de John Kennedy dos um dos grandes eventos do século passado. Ao todo eram quatro irmãos, todos ligados à política e três deles assassinados.

Quem sobrou foi Ted Kennedy, senador americano que em 1969 se envolveu num acidente que matou uma de suas coordenadoras do partido, tornando essa mais uma tragédia no currículo da família.

Jason Clarke de “Oppenheimer” dá um show como Ted, aquele político que, apesar de almejar ser um grande homem, é vazio, de pouca inteligência e ainda traumatizado por ser desprezado pelo pai.

O filme conta, através de investigações feitas posteriormente aos eventos do acidente e julgamento, o que se sabe sobre a noite em que ele e Mary Jo (Kate Mara de “Megan Leavey”) caíram com o carro de uma ponte, e do que houve nos dias seguintes.

A mensagem do filme sobre como a política corrompe, não só os outros, como as melhores intenções é muito bem entregue. Mais interessante ainda é que tudo aconteceu no meio do primeiro pouso na lua, o que faz uma analogia da relevância de um acontecimento inédito, frente a um escândalo político.

O problema é que a direção do desconhecido John Curran dá muitas voltas, pois como há muitas pontas soltas na própria investigação, endereçar essa verdade sem mostrar tudo – porque não se sabe mesmo – resultou numa narrativa quebrada onde só quem salva é o próprio protagonista e, curiosamente, o ator Ed Helms (“Um Negócio Nada Seguro”) acostumado na comédia, mas que cumpre muito bem e com equilíbrio seu papel dramático, interpretando o melhor amigo de Ted.

O Legado Kennedy” é um bom drama político que faz o possível para manter o ritmo com os poucos elementos que dispõe.

Curiosidades:

  • O protagonista Jason Clarke nasceu 1 dia antes dessa tragédia.
  • Os dois figurantes que interpretam os operadores da balsa são realmente operadores de balsa.
  • Os outros dois figurantes que interpretam pai e filho na cena em que eles acham o carro submerso, são realmente pai e filho.
  • No filme Ted está acompanhado sempre de seus 2 amigos, os quais concentram as ações junto ao protagonista. Na verdade ele era acompanhado de 4 amigos que ajudaram, mas o roteiro cortou 2 e decidiu concentrar tudo em quem sobrou.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jason Clarke
Kate Mara
Ed Helms
Bruce Dern
Jim Gaffigan
Olivia Thirlby
Clancy Brown
Taylor Nichols
John Fiore
Gillian Mariner Gordon
Katie Henoch
Lexie Roth
Angela Hope Smith
Vince Tycer
Victor Warren
David De Beck
Barry Press
Matthew Lawler
Beth Petrou
Thomas Kee
Andria Blackman
Donald Watson
Walter Driscoll

Direção:
John Curran

História e Roteiro:
Taylor Allen
Andrew Logan

Produção:
Mark Ciardi
Chris Cowles
Campbell G. McInnes

Fotografia:
Maryse Alberti

Trilha Sonora:
Garth Stevenson

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram