Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (“Battle: Los Angeles”)

“Jovem, ao completar 18 anos, aliste-se no serviço militar mais próximo de sua casa”. Essa é a propaganda que ano após ano o governo brasileiro insiste em colocar. Os EUA não ficam atrás… ou melhor já estão lá na frente. Além das massivas propagandas e do corpo a corpo como é visto no documentário “Fahrenheit 11 de Setembro“, eles também tem Hollywood do seu lado. “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” faz o que os americanos fazem melhor: idolatrar a si mesmos com aquele seu patriotismo exacerbado.

O filme tenta mostrar como seria a realidade de uma invasão alienígena. Ele quer parecer um misto de “Resgate do Soldado Ryan” com “Falcão Negro em Perigo“, mas consegue, no máximo, ter a síndrome de Tony Scott com a câmera tremida e closes rápidos mesmo nos momentos que não há necessidade para tal. Engraçado que a história começa narrando os fatos antes da invasão e apresentando cada personagem que vai (ou não) morrer, só que eles são mostrados de forma tão superficial (até porque são tantos) e as batalhas são tão corridas e incompreensíveis que o espectador praticamente não vai discernir na hora quem foi que morreu e, mesmo que souber, não sentirá nenhuma afinidade com a maioria.

A produção foca mais no protagonista, o Sargento Nantz, vivido por Aaron Eckhart de “O Amor Acontece“, um protótipo do soldado perfeito, quase um G.I. Joe; se tivesse um escudo com uma estrela, seria o Capitão América. Ele é a propaganda perfeita de alistamento. A cena inicial quando pede pra sair da corporação dizendo que sua vida inteira está naquela pasta dos Mariners é patética. Falando nisso, Hollywood parece ter uma obsessão com os Mariners. Talvez seja o equivalente a um BOPE deles. É Deus no céu e os Mariners na terra, água e ar. Provavelmente deve fazer mais sentido pra eles do que pra nós.

E aí o que interessa são as cenas de ação: como já havia citado, dirigidas pelo apagado Jonathan Liebesman (“Massacre da Serra Elétrica – O Início“), elas são propositalmente indecifráveis, pois teoricamente os alienígenas só vão revelar sua face minutos mais tarde. Depois elas ficam mais palatáveis e até se assumem como diversão consumível. Isto, é claro, tirando as cenas de patriotismo idiota com diálogos pra lá de sentimentalóides com uma trilha sonora que, por pouco não mete o hino americano no meio.

Aparentemente “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” está sendo vista pelos estúdios como uma franquia, tanto pelo título, quanto pelas várias citações de que a invasão acontece em várias cidades dos EUA e do mundo. Será que um dia veremos “Invasão do Mundo: Batalha Rio de Janeiro“? Se nem que a batalha já existe. Só muda de aliens para traficantes.


Ficha Técnica

Elenco:
Aaron Eckhart
Ramon Rodríguez
Will Rothhaar
Cory C. Hardrict
Jim Parrack
Gino Anthony Pesi
Ne-Yo
James Liao
Bridget Moynahan
Noel Fisher
Adetokumboh M’Cormack
Michael Peña
Michelle Rodriguez
Neil Brown, Jr.
Taylor Handley

Direção:
Jonathan Liebesman

Produção:
Ori Marmur
Neal H. Moritz

Fotografia:
Lukas Ettlin

Trilha Sonora:
Brian Tyler

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram