Feriado Sangrento (“Thanksgiving”)

O diretor Eli Roth (“Desejo de Matar“) fez a sua versão de “Pânico” ou “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” e ficou excelente!

Mas vamos rebobinar essa fita um pouco: em 2007 Quentin Tarantino e Robert Rodriguez fizeram uma homenagem ao cinema “exploitation” com dois filmes em um, “Planeta Terror” (bacana) e “À Prova de Morte” (chatinho) e entre eles, convidaram diretores amigos, Eli Roth inclusive, para fazer trailers de filmes hipotéticos. Roth fez o de “Feriado Sangrento”. Você pode ver aqui:

Quase 15 anos depois, ele faz uma reimaginação transformando o trailer em um filme passado na mesma cidade de Plymouth, Massachussets: 1 ano depois de um terrível acidente numa loja de departamentos abarrotada de gente numa Black Friday que culminou em várias mortes, um serial killer começa a matar a todos que estiveram envolvidos naquele dia, sendo que um grupo de jovens passa a tentar descobrir quem é o assassino antes que ele os pegue. O psicopata está vestido e mascarado como John Carver, peregrino que desbravou parte da América.

Acaba sendo um “whodunnit” (quem é o assassino) tal qual “Pânico” misturado com um acidente com culpados, mote de “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”.

Só que o diretor acertou em praticamente tudo, a começar por fazer cenas com violência explícita da melhor forma que era feita nos anos 80 com os efeitos especiais de agora. Então pode-se esperar sangue e tripas para todos os lados, alegrando os fãs mais hardcore de terror, com mortes criativas sem ser apelativas.

É interessante que grande parte das cenas do trailer original foram contempladas no filme, principalmente algumas das mortes e alguns dos slogans, como “Não haverá sobras”.

O suspense e a caça ao assassino também é bem feito, dá uma boa surpresa no final e faz sentido, o que já é um triunfo do roteiro, o qual geralmente desliza nessa parte.

Há sim aquele humor às vezes chatinho na moda desde sempre nos filmes de terror teen e o elenco entrega, mesmo sem nenhum destaque. A protagonista Nell Verlaque é linda, mas poderia usar mais sua expressão. Quem se dá bem é Patrick Dempsey (“Desencantada“) que só melhora com a idade e continua se reinventando, aqui como o policial que cuida do caso.

Feriado Sangrento” talvez seja o melhor terror slasher do ano, se sobrepondo ao último “Pânico”, e Roth mostra que sabe fazer um ótimo cinema comercial do jeito dele.

Tem uma cena pós crédito. É lá no finalzinho e é meio bobinha, mas fica a dica.

Curiosidades:

  • O gato que aparece em cena doi tão bem adestrado que o diretor o chamou de Leonardo DiCatprio. Mas o nome dele é Tonic e também faz uma participação em “Cemitério Maldito”.
  • A atriz Amanda Barker que faz a dona da lanchonete é descendente direta de John Carver (9ª geração).
  • Eli Roth trocava constantemente o ator que fazia vestia psicopata para que o público tivesse dificuldade de descobrir sua identidade.
  • O assassino usa um modulador de voz onde ela fica parecida com a narração do trailer de 2007 que foi feita por Eli Roth também com um modulador.
  • Há uma cena com um forno da marca Rendell, que é uma homenagem ao roteirista Jeff Rendell. Inclusive o nome dele aparece numa pichação nos créditos finais.

***SPOILER – SÓ LEIA APÓS TER ASSISTIDO AO FILME***

  • O início é uma homenagem ao clássico “Halloween” de 1979 onde a câmera se instala na visão de Michael Myers em primeira pessoa, incluindo o som da sua respiração. Em “Feriado Sangrento” isso não só é uma homenagem, como também entrega que esse personagem também é o assassino.

Ficha Técnica:

Elenco:
Patrick Dempsey
Ty Olsson
Gina Gershon
Gabriel Davenport
Karen Cliche
Nell Verlaque
Rick Hoffman
Derek McGrath
Katherine Trowell
Jalen Thomas Brooks
Mika Amonsen
Amanda Barker
Shailyn Griffin
Tim Dillon
Chris Sandiford
Addison Rae
Tomaso Sanelli
Jenna Warren

Direção:
Eli Roth

História e Roteiro:
Eli Roth
Jeff Rendell

Produção:
Roger Birnbaum
Jeff Rendell
Eli Roth

Fotografia:
Milan Chadima

Trilha Sonora:
Brandon Roberts

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram