Com um dos títulos mais cafonas de sua cinegrafia – pasme, o título original é quase a mesma coisa – o diretor Guy Ritchie lança um dos filmes mais simples e sem grandes reviravoltas de sua carreira, o que não deixa de ser uma ótima diversão e muito bem-humorado.
O parceiro de sempre Jason Statham que trabalhou com Ritchie em “Infiltrado” é Orson, líder de uma equipe secreta das forças armadas inglesas para trabalhos mais “sujos”. Quando um misterioso item é roubado e sem nenhuma informação, ele e seu time devem recuperá-lo do poderoso mafioso Simmonds (Hugh Grant, também parceiro do diretor em “Magnatas do Crime”). Para isso usam como isca o ator arrogante Danny (Josh Hartnett, mais um brother que esteve em “Infiltrado”) que é o favorito de Simmonds para poderem se infiltrar.
O elenco parece estar em total sintonia e no equilíbrio certo para a comédia. A relação Orson e seu chefe Nathan (Cary Elwes de “O Último Trem Para o Natal”) é um dos pontos altos, bem como o próprio Hugh Grant que dá um show com um timing cômico que só ele consegue (o discurso dele no último ato é uma atração à parte).
Com menos ação (ainda assim o suficiente) e mais humor do que de costume, o ritmo se mantém constante através da química já citada e dos diálogos afiados.
É claro que Guy Ritchie faz algumas firulas no meio do caminho, como em dois momentos em que corta no meio da fala de um personagem, ou quando ele volta duas vezes na mesma cena para mostrar a extensão que na primeira vez não havia sido percebida. Mas creiam: é bem menos do que ele costuma fazer e se aproxima muito de uma veia comercial que ele pouco explorou, justamente por grande parte de seus filmes serem acima da média sem precisar desse básico que agora entrega.
“Esquema de Risco” é exatamente o filme divertidíssimo e esquecível que a gente estava precisando.
Curiosidades:
- Na cena durante os créditos Danny está no set de gravação de um filme e quando a cena dá errado grita o nome “Guy”. Deve ser justamente Guy Ritchie o próprio diretor.
- Em inglês o subtítulo “Operação Fortuna” é a tradução literal de “Operation Fortune”. Porém o nome em inglês se dá por causa do personagem principal que se chama Orson Fortune.
- No trailer, quando Orson chantageia Danny e aponta para o seu tablet, aparece a foto de uma cena de sexo. Já no filme, a tela está desligada.
- Há uma cena em Nathan diz para Orson que ele possui um “conjunto único de habilidades”. Essa frase é uma piada interna, pois é exatamente a mesma usada para Liam Neeson em “Busca Implacável” de 2008.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jason Statham
Aubrey Plaza
Cary Elwes
Hugh Grant
Josh Hartnett
Bugzy Malone
Eddie Marsan
Tim Seyfi
Peter Ferdinando
Nicholas Facey
Lourdes Faberes
Sam Douglas
Ergun Kuyucu
Oliver Maltman
Matthew Hawksley
Max Beesley
Direção:
Guy Ritchie
História e Roteiro:
Ivan Atkinson
Marn Davies
Guy Ritchie
Produção:
Ivan Atkinson
Bill Block
Steven Chasman
Jason Statham
Fotografia:
Alan Stewart
Trilha Sonora:
Christopher Benstead