O Último Trem Para o Natal (“Last Train to Christmas”)

Coincidentemente vimos dois filmes natalinos consecutivos em pleno julho, com o outro sendo “Alguém Avisa?“.

A produção é mais uma reimaginação do célebre livro de Charles Dickens, “Um Conto de Natal” com o famoso personagem avarento Ebenezer Scrooge que encontra os fantasmas do passado, presente e futuro que vão moldar seu coração para melhor.

Nesse redesenho, o Scrooge aqui é Tony (Michael Sheen de “O Estado das Coisas”), um empresário da noite arrogante que pega o trem londrino com sua noiva Sue (a belíssima Nathalie Emmanuel de “Exército de Ladrões”) e encontra com o irmão Roger (Cary Elwes de “Rogai Por Nós”) com o qual tem uma série de desavenças.

Sempre ostentando, ele vai no vagão da frente buscar champanhe e se descobre no futuro onde é um total fracassado. Então começa a entender que o vagão do outro lado dá para o passado, e cada vez que ele tenta consertar alguma coisa do passado, seu futuro muda completamente, causando um caos em sua vida até então ideal.

O diretor até então desconhecido Julian Kemp não teve sutilezas também ao contar a história e já joga o personagem nessa mágica de viagem do tempo entre vagões sem sequer uma explicação e o espectador vai engolindo, acostumando-se e, a parte boa, também tentando entender o quebra cabeça que está sendo montado para chegar no cerne dos problemas de Tony.

A maior sacada não está na história (bem que poderia), mas na técnica: cada vagão representa uma década diferente, a qual é retratada exatamente na maneira como se fazia cinema na época, o que vai além apenas da reconstituição de época. Então o presente, que é a década de 80, por exemplo, a qualidade da imagem é como VHS feito para TV; na década de 50, o filme é preto e branco com closes e trilha sonora que retrata a época, e por aí vai.

É uma delícia para os cinéfilos reconhecerem a abordagem cinematográfica diferenciada por cada vagão no espaço-tempo. Por outro lado, o fato de praticamente o filme inteiro se passar dentro de um trem não ajuda muito a narrativa, além do que, o desfecho é no mínimo curioso, já que o personagem toma uma decisão contraintuitiva sobre o vagão em que permanece no final, o que, mesmo tendo um efeito dramático interessante nos últimos segundo, este facilmente poderia ser melhorado se ele voltasse pra onde começou.

O Último Trem Para o Natal” tem carisma e é bem desenhado para a ocasião com algumas boas surpresas técnicas, apenas carecendo de uma dinâmica narrativa um pouco mais ágil e objetiva.

Ficha Técnica:

Elenco:
Michael Sheen
Cary Elwes
Nathalie Emmanuel
Katherine Kelly
Phyllis Logan
John Thomson
Danny Ashok
Anna Lundberg
Mia McKenna-Bruce
Sophie Simnett
Robin Askwith
Hayley Mills
Sianad Gregory
Edward Harrison
Thomas Law
George Cobell
Harry Giubileo
Jack Christou
Holly Earl

Direção:
Julian Kemp

Produção:
Matthew James Wilkinson
Matt Williams

Roteiro:
Julian Kemp

Fotografia:
Dave Miller

Trilha Sonora:
Anne Nikitin

Avaliações dos usuários

Gostei do filme asistam

Rated 5 out of 5
07/08/2022

Nota 10 pra mim me prendeu do início a o fim

Anonymous

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram