[youtube 7c2_B_cWK_M]
Biografia da breve e conturbada vida de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, o qual se suicidou aos 23 anos em 1980, baseado no livro de sua esposa Deborah Curtis – Touching from a Distance: Ian Curtis & Joy Division. Esses eventos fizeram com que a banda se reestruturasse e passasse a se chamar New Order, eternizada até hoje.
O premiado fotógrafo e diretor alguns musicais do Depeche Mode, Anton Corbijn, fez muito bem em rodar em preto e branco e em nenhum momento glamouriza seus personagens. Centrado todo em Ian e deixando os demais (Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris) como meros coadjuvantes, Corbijn também toma a acertada decisão de focar seu tempo de projeção em três fatores básicos: o casamento precoce de Ian, sua luta contra a epilepsia e como o sucesso da banda foi demais para seu vocalista.
Como em muitos filmes biográficos, é impressionante a semelhança do novato ator Sam Riley com Ian Curtis, principalmente na hora dos shows. Também destaque para a visceral interpretação de Samantha Morton (“Elizabeth: A Era de Ouro“) como sua esposa.
E é claro, a trilha sonora merece lugar de destaque onde o espectador viaja pelo primeiro grande sucesso da banda “Transmission“, passando por “She Lost Control” onde fala sobre epilepsia e chegando no hino do Joy Division “Love Will tear us apart“. Enfim o filme definitivo sobre uma das maiores lendas do rock’n’roll inglês.
[rating:4]
Ficha Técnica
Elenco:
Samantha Morton
Sam Riley
Alexandra Maria Lara
Joe Anderson
Toby Kebbell
Craig Parkinson
James Anthony Pearson
Harry Treadaway
Direção:
Anton Corbijn
Produção:
Todd Eckert
Orian Williams
Fotografia:
Martin Ruhe
Trilha Sonora:
New Order