Jake Gyllenhaal (“O Príncipe da Pérsia“) é Jamie um conquistador que começa a trabalhar na indústria farmacêutica. Como manda o protocolo de filmes de romance, depois de pegar várias gatas ele vai se apaixonar pela única que não quer nada sério, Maggie (Anne Hathaway de “Alice no País das Maravilhas“). A pegadinha é que ela tem Mal de Parkinson.
Dirigido por Edward Zwick, acostumado com produções mais épicas como “Um Ato de Liberdade” ou “Diamante de Sangue“, seu novo trabalho consegue fazer rir e chorar nos respectivos momentos propícios para tal, mostrando um bom domínio da técnica narrativa. Entretanto, quando se analisa a linha da história percebemos que a primeira metade chega a ser quase uma comédia rasgada, enquanto bruscamente a segunda metade cai num dramalhão mexicano de proporções bíblicas. A cena do workshop de pessoas com Parkinson é de cortar o coração e a interpretação de Hathaway ajudar a acrescentar mais uma tonelada de peso dramático. Enquanto isso Gyllenhaal mais uma vez está correto na sua atuação, colocando-se cada vez mais como um bom ator (não sensacional) que consegue participar de qualquer gênero cinematográfico.
Outro lado interessante da trama – e o roteiro dispensa certa atenção a isso – é sobre o funcionamento da empresa farmacêutica, numa clara crítica a como o capitalismo selvagem americano ofuscou os verdadeiros valores da saúde no sistema médico. Destaque para a ótima trilha dos anos 90 que vai de Spin Doctors, passando por Belinda Carlisle, até Fatboy Slim. Isso na primeira parte, já que no módulo dramático, infelizmente é substituída pela música mais triste de James Newton Howard e no máximo ensaia com Fleetwood Mac.
“Amor e Outras Drogas” é bem razoável, com um desfecho pseudo-feliz e segue a cartilha de Hollywood tentando agradar os amantes da comédia e do drama. Só que com a estrutura narrativa em módulos, acaba cumprindo a missão apenas parcialmente para ambos os lados.
[rating:3]
Ficha Técnica
Elenco:
Jake Gyllenhaal
Anne Hathaway
Oliver Platt
Ray Godshall, Sr.
Hank Azaria
Josh Gad
Gabriel Macht
Judy Greer
George Segal
Jill Clayburgh
Kate Jennings Grant
Katheryn Winnick
Kimberly Scott
Direção:
Edward Zwick
Produção:
Edward Zwick
Pieter Jan Brugge
Marshall Herskovitz
Charles Randolph
Scott Stuber
Fotografia:
Steven Fierberg
Trilha Sonora:
James Newton Howard