A Pequena Sereia (“The Little Mermaid”)

O filme estreou envolto em polêmicas já que a Disney tomou a decisão de fazer uma adaptação mais inclusiva desprezando elementos de seu desenho animado como a própria etnia da protagonista. Só que de verdade isso tem efeito zero na avaliação do filme. O que talvez vá influir aponta mais na geração antiga que tinha na animação de 1989 um dos maiores ícones do estúdio do Mickey Mouse. Por isso esse é um dos raros casos onde talvez devamos tratar o conceito de adaptação separado do filme em si.

A produção que está longe de ser ruim, mas parece às vezes meio esquisita e incômoda, tem um problema de adaptação que nada tem a ver com a inclusão e se chama linguagem narrativa. Tal qual uma peça de teatro tem uma linguagem narrativa diferente de, por exemplo, um livro, o mesmo ocorre com cinema, novelas, minisséries, séries e animações. Adaptar de um meio para outro é muito mais do que edições ou efeitos especiais.

Uma animação dá mais espaço para que determinados absurdos sejam absorvidos pelo espectador sem grandes explicações. Já o live-action (ou filme com elenco de carne, osso e CGI) carece de um pouco mais de contexto. Era o que deveria se esperar do fato de que, enquanto o desenho original de 1989 tem 83 minutos, esta nova produção tem 135 minutos! Mas não é o que se vê.

O diretor Rob Marshall que acertou na continuação “O Retorno de Mary Poppins” para própria Disney usou esse tempo a mais para construir alguns belos cenários e dar espaço a números musicais acessórios e usou menos para construir uma narrativa mais conectada e contextualizada.

Nossa querida Ariel é interpretada pela cantora – e agora atriz – Halle Bailey, que já participou de outro músical, “O Rei do Show”. Sem dúvida Bailey é a melhor coisa do filme. Sua voz é apaixonante e aquele seu primeiro número com a icônica “Part of your world” é de arrepiar. Só que tomaram a decisão de esticar o filme sem dar mais relevância à protagonista e assim ela parece ter um peso bem menor que no original.

Ainda no casting não surpreenderam com o sempre bom Javier Bardem (“Todos Já Sabem”) como Tritão e Melissa McCarthy (“Esquadrão Trovão”) como a vilã Úrsula, mas inexplicavelmente colocaram o canastrão Jonah Hauer-King (“A Caminho de Casa”) como o Príncipe Encantado Erik, tornando o personagem “imbeijável”.

Ah, lembrem que Ariel aceita o feitiço de Úrsula para ir à terra firme contrariando o Rei Tritão para ficar com o príncipe e ela precisa beijá-lo em 3 dias, só que durante o feitiço ela se esquece disso.

O que nos leva para nossos pequenos heróis, o peixe Linguado, o siri Sebastian e a gaivota Scuddle: na ânsia de fazer uma adaptação mais realista, pouca expressão foi conferida a esses personagens. Linguado é o mais afetado por ser um peixe e assim ter uma expressão quase nula; Sebastian é o mais privilegiado, pois fizeram uma jogada com seus olhos que minimizam o que deveria ser a realidade do animal; e Scuddle se sobressai pela inconfundível voz de Awkwafina (“Dando o Sangue Pelo Chefe”) e que inclusive tem a oportunidade de voltar a suas raízes de rapper num dos números musicais.

Os efeitos especiais são uma montanha russa: há momentos belíssimos onde o CGI é impecável, mas há outros onde os mais atentos vão perceber que o rosto dos artistas fica meio deslocado do corpo de sereia(o), o que deveria ser facilmente resolvido.

A história caminha num ritmo irregular, hora construindo tudo de maneira calma e ordenada, hora como um trem desgovernado para se chegar “aos finalmentes” do ato.

O saldo não é nenhuma catástrofe, mas na tentativa de abraçar o desenho, os efeitos especiais, os novos tempos, os números musicais, o desenvolvimento da trama sofre e faz com que “A Pequena Sereia” de agora não chegue nem perto do clássico que um dia foi. Quem for assistir sem grandes pretensões vai se dar bem.

Curiosidade: a atriz que dá um garfo à Ariel na feira é ninguém menos que a voz da Ariel original de 1989, Jodi Benson.

Ficha Técnica:

Elenco:
Halle Bailey
Jonah Hauer-King
Melissa McCarthy
Javier Bardem
Noma Dumezweni
Art Malik
Daveed Diggs
Jacob Tremblay
Awkwafina
Jessica Alexander
Martina Laird
Emily Coates
Christopher Fairbank
John Dagleish
Matthew Carver
Jude Akuwudike
Lorena Andrea
Simone Ashley
Karolina Conchet
Sienna King
Kajsa Mohammar
Nathalie Sorrell
Jodi Benson
Julz West

Direção:
Rob Marshall

História e Roteiro:
David Magee

Produção:
John DeLuca
Rob Marshall
Lin-Manuel Miranda
Marc Platt

Fotografia:
Dion Beebe

Trilha Sonora:
Alan Menken

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram