Americanos não gostam de legendas e por isso Antoine Fuqua fez em 2021 o remake americano chamado “O Culpado” desse filme dinamarquês de 2018, onde um policial designado para ficar ao telefone, no 190 lá da Dinamarca, atende a ligação de uma mulher que aparentemente está sendo sequestrada e então se segue uma corrida contra o tempo para salvá-la, sendo que a produção se passa toda no ambiente que cerca o protagonista Holm (Jakob Cedergren de “Almas Penadas”): seu posto telefônico da delegacia.
Existem duas diferenças entre o original dinamarquês e o remake americano: a primeira está no ator principal e consequentemente no personagem e a segunda no desfecho. Como a Dinamarca é um país mais “frio”, o desenvolvimento do personagem é muito mais cuidadoso, fazendo com que a sua jornada emocional seja menos óbvia do que a do mesmo policial de Jake Gyllenhaal, o qual por ser mais passional como o americano médio, tem as reações mais previsíveis e intensas.
O desenvolvimento segue muito a mesma linha entre os dois com boas e pequenas reviravoltas que ao mesmo tempo em que vão migrando quem é o verdadeiro suspeito, também vai abrindo a história do próprio protagonista e das condições que o colocaram naquela posição. Ainda assim, “A Culpa” é melhor nesse desenvolvimento, pois o faz com mais suspense.
A segunda grande diferença é o desfecho, onde dessa vez “O Culpado” sai na vantagem por conservar o mesmo ritmo até o final e fazendo uma construção mais uníssona do clímax, enquanto este original desenvolve lentamente a ponte para o terceiro ato e quando chega lá, resolve tudo de forma muito rápida e prática e não tem o mesmo efeito emocional no espectador. Talvez os 5 minutos a menos que “Culpa” tem fizeram a diferença.
Entre o original dinamarquês e o remake americano, escolha qualquer um que a pedida é boa com as diferenças culturais que podem agradar mais ou menos dependendo do gosto e o final que tem abordagens narrativas distintas. Vai de você.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jakob Cedergren
Jessica Dinnage
Omar Shargawi
Johan Gotthardt Olsen
Jacob Lohmann
Katinka Evers-Jahnsen
Jeanette Lindbæk
Simon Bennebjerg
Laura Bro
Morten Suurballe
Direção:
Gustav Möller
História e Roteiro:
Gustav Möller
Emil Nygaard Albertsen
Produção:
Lina Flint
Fotografia:
Jasper Spanning
Trilha Sonora:
Carl Coleman
Caspar Hesselager