Terror B até que bem cuidado, realizado por uma cooperação entre Inglaterra e Irlanda do Norte e com um elenco desconhecido sobre o adolescente Fergall (Neil Bruton) que vive em fuga com a sua mãe para se proteger do perigoso Cathrall (James Nesbitt de “Rastros de Justiça”). Enquanto o motivo da perseguição se mantém um mistério, os fugitivos se instalam num condomínio suburbano da Irlanda onde uma criatura maléfica começa a matar mulheres indefesas.
Com uma trilha sonora quase inexistente, seus realizadores apostam em estrondosos efeitos sonoros que vez ou outra funcionam provocando sustos no espectador. O roteiro acerta em manter o suspense sobre o contexto da perseguição, mas desliza em detalhes importantes como no fato do algoz usar rituais para tentar achar os fugitivos, quando simples técnicas de observação poderiam ser mais efetivas.
A direção de Colm McCarthy, que veio da TV e estréia no primeiro longa metragem, tenta fazer deste um filme conceito esticando o máximo que pode o fiapo de roteiro em longos 98 minutos. Pelo menos acerta na pela dessaturada, dando um resultado como filmagem crua que se enquadra perfeitamente ao contexto. Destaque para o desfecho com um inventivo efeito especial para o design da criatura.
“Outcast” é um terror mais psicológico que físico e entrega um resultado duvidoso. Com paciência e ânimo pode até ser bem apreciado.
Ficha Técnica
Elenco:
James Nesbitt
Therese Bradley
Niall Bruton
Claire Catterson
James Cosmo
Kate Dickie
Christopher Downie
Karen Gillan
Andrew Martin
Sean McCarthy
Daniel Portman
Hanna Stanbridge
Direção:
Colm McCarthy
Produção:
Eddie Dick
Brendan McCarthy
John McDonnell
Fotografia:
Darran Tiernan
Trilha Sonora:
Giles Packham