O Que Ficou Para Trás (“His House”)

Taí um filme de terror tão profundo e com uma mensagem social tão forte que pode ser facilmente confundido com um drama. Aliás, a tradução em português do título dá uma pegada dramática e o próprio poster do filme em nada indica que é um terror. Tem toda a vibe das produções de Jordan Peele, apesar de não ter nenhum vínculo com ele.

Sope Dirisu de “O Caçador e a Rainha do Gelo” e Wunmi Mosaku de “Philomena” são respectivamente o casal de refugiados africanos Bol e Rial que chegam clandestinamente na Inglaterra e são socorridos no meio do mar após um naufrágio.

Depois de presos, eles entram num programa de cidadania britânica que os instalam numa casa de subúrbio caindo aos pedaços, mas dá a esperança de nunca mais voltar para a África onde seu povo constantemente é massacrado em guerras tribais. Entretanto, a casa é assombrada por espíritos que querem que o casal pague por todos os seus pecados.

A estréia do diretor Remi Weekes foi ótima, pois conseguiu equilibrar ótimos sustos com a sua crítica social. A casa funciona como a materialização de uma diferença cultural gritante onde a adaptação rivaliza com a perda dos próprios costumes. Isso fica latente na cena em que Bol vai no shopping comprar roupas dirigidas somente para famílias brancas, ou quando Rial pede informações para um grupo de jovens que mesmo sendo negros, tratam-na mal quando percebe que ela veio da África.

Os efeitos especiais são discretos valorizando ainda mais os truques de edição, principalmente quando os personagens não sabem diferenciar ilusão de realidade. Suas jornadas são diferentes e é interessante como cada um olha para um lado – passado e futuro – para tentar vencer seus medos e a própria entidade que os consome.

A reviravolta no final é ótima, casa direitinho com o gatilho emocional do casal e consegue amarrar todas as pontas soltas da trama.

O Que Ficou Para Trás” funciona nos seus vários aspectos de narrativa, desde o terror até o drama, falando de racismo e a dura realidade dos refugiados africanos com a profundidade na medida para não deixar de ser entretenimento.

Ficha Técnica:

Elenco:
Sope Dirisu
Wunmi Mosaku
Malaika Wakoli-Abigaba
Matt Smith
Javier Botet
Yvonne Campbell
Vivienne Soan

Direção:
Remi Weekes

Produção:
Aidan Elliott
Martin Gentles
Ed King
Roy Lee
Arnon Milchan

Roteiro:
Remi Weekes
Felicity Evans
Toby Venables

Fotografia:
Jo Willems

Trilha Sonora:
Roque Baños

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram