O Doutrinador

É uma espécie de “O Justiceiro” da Marvel só que à Brasileira. E considerando as limitações de budget e às vezes de criatividade do cinema nacional, até que surpreendeu, além de também ser baseado numa controversa HQ brasileira de Luciano Cunha.

Kiko Pissolato é um ator mais atuante na TV e fora do circuito da Globo e aqui encarna muito bem Miguel, um agente das forças especiais – tipo uma outra espécie de BOPE – que após sua filha morrer por falta de tratamento de uma bala perdida no hospital, revolta-se e vai atrás de matar todos os políticos por trás de um grande esquema de corrupção da saúde à beira das eleições presidenciais.

A trama é bem chupada de “O Justiceiro” mesmo, mas na realidade do Brasil, é interessante ver essa caça aos políticos. Aquilo que, na brincadeira, muitos espectadores já sonharam, acontece no filme, onde o Doutrinador estoura as cabeças dos políticos sem dó nem piedade e com ótimos efeitos especiais de violência, sendo ao mesmo tempo cru e criativo, num curioso equilíbrio onde se mostra explicitamente as mortes, sem fazer disso um glamour.

A transformação (digamos assim) do personagem no anti-herói é uma jornada muito humana que difere dos filmes de super-heróis frequentes e, apesar de repetir várias subtramas de lugares comuns, os diretores Gustavo Bonafé e Fábio Mendonça conseguem uma abordagem que dá certo frescor a um arco de história geralmente batido.

Lá pelo último terço do filme, entretanto, o roteiro bagunça um pouco a história e vai criando pontas soltas desnecessárias, incluindo algo que deveria ser um clímax, mas parece um corte abrupto em toda a construção da trama, como se tivessem acabado as boas idéias de como prosseguir.

O Doutrinador” tem a ação e violência que o gênero de ação no cinema nacional precisa, um ótimo personagem e um roteiro e direção que só pecaram na hora de fechar a história. Ainda assim vale a pena.

Ficha Técnica:

Elenco:
Kiko Pissolato
Tainá Medina
Samuel de Assis
Carlos Betão
Tuca Andrada
Eduardo Chagas
Ricardo Dantas
Eucir de Souza
Marília Gabriela
Natália Lage
Helena Luz
Eduardo Moscovis
Wanderley Piazza
Lucy Ramos
Helena Ranaldi
Natallia Rodrigues

Direção:
Gustavo Bonafé
Fábio Mendonça

História e Roteiro:
Mirna Nogueira
L.G. Bayão
Rodrigo Lages
Denis Nielsen
Guilherme Siman
Gabriel Wainer
Luciano Cunha

Produção:
Sandi Adamiu
Marcio Fraccaroli
Bruno Wainer

Fotografia:
Rodrigo Carvalho

Trilha Sonora:
Rica Amabis
Tejo Damasceno

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram