Desde já um dos melhores filmes de terror do ano consegue segmentar-se em mais de um gênero, dividindo-se em mais de uma história que muda até de tom, dependendo do momento.
O que o espectador precisa saber é que Tess (a desconhecida atriz Georgina Campbell) aluga uma casa via AirBnB num subúrbio soturno de Detroit e não esperava que já houvesse alguém lá, aparentemente por engano. Ela então conhece Keith (Bill Skarsgård de “Eternos”) e deve decidir se vai passar a noite lá, já que a situação é, no mínimo, desconfortável e suspeita. Mal ela sabe que esse é o menor dos problemas.
A produção se divide basicamente em 4 partes narrativas e 2 partes espaciais, a parte de cima da casa e o porão. É interessante que em cada parte, seja narrativa ou espacial, predomina um certo tipo de terror ou suspense. O primeiro ato, por exemplo, o diretor Zach Cregger constrói uma tensão como poucos, usando ângulos de câmera, edições e efeitos sonoros de forma magistral, sem criar sustos com porradas de som ou efeitos manjados.
Quando o público vê (ou acha que vê) o que está para acontecer, o diretor já muda o tom e narrativa, até que tudo vá convergindo para um clímax.
Da mesma forma o terror trash é meticulosamente inserido na parte espacial e narrativa e daí retorna aos clássicos com efeitos de maquiagem aterrorizantes e violência explícita vai atiçar ainda mais os fãs, sem ser apelativa.
Além disso, tem um dos poucos desfechos abruptos que casam perfeitamente com o contexto sem parecer que faltou alguma coisa.
Até mesmo as pitadas de humor não atrapalham o clima de tensão e medo que o roteiro proporciona.
“Noites Brutais” consegue trazer vários os tipos de terror e suspense numa mesma história sem ficar fragmentado e até mesmo com meias palavras consegue traduzir uma ótima premissa em pura tensão e sangue.
Curiosidades:
- O título original do filme é “Barbarian” e o nome da rua onde fica a casa é Barbary.
- O app de hospegadem usado é o AirBnB que contem todas as letras do filme Barbarian: A, I, R, B, N. Coincidência?
- O número da casa é 476, que também foi o ano que os Bárbaros invadiram Roma. Tudo levando ao título “Barbarian”.
- Na carteira de motorista de Keith, aperece ele como tendo 1m77cm, mas o ator Bill Skarsgård na verdade tem 1m92cm.
Ficha Técnica:
Elenco:
Georgina Campbell
Bill Skarsgård
Justin Long
Matthew Patrick Davis
Richard Brake
Kurt Braunohler
Jaymes Butler
Sophie Sörensen
Rachel Fowler
Direção:
Zach Cregger
Roteiro:
Zach Cregger
Produção:
Roy Lee
J.D. Lifshitz
Raphael Margules
Arnon Milchan
Fotografia:
Zach Kuperstein
Trilha Sonora:
Anna Drubich