É inusitado a escolha dos estúdios em ter a turma do comediante Seth Rogen encabeçando toda a história da nova empreitada das Tartarugas Ninja no cinema.
Também é surpreendente que, apesar de uma história simples e com um arco de herói já visto em outros títulos, as escolhas foram praticamente todas acertadas. A começar por ser uma animação onde se mistura uma ótima arte em 2D com computação gráfica de última geração que lembra (mas não chega a tanto) a sensacional franquia do “Homem Aranha e no Aranhaverso”.
Nesse aspecto o grande diferencial foi a maneira como são caracterizados os personagens: finalmente as tartarugas ninja tem um desenho diferente para cada personagem que não só as torna mais reais e próximas do público, como também fica fácil distinguir quem é quem sem precisar ficar decorando as cores das máscaras (só não me perguntem como Rafael usa aparelho, pois imagino ele entrando num dentista). As caracterizações do Mestre Splinter da April O’Neal e dos demais mutantes são disruptivas e muito bem-vindas. As vozes dos nossos heróis pela primeira vez são dubladas por adolescentes de verdade – um elenco desconhecido – mas que faz toda a diferença, já que casa direitinho com a idade do quarteto.
O roteiro tem mudanças significativas sobre a origem dos personagens e parece ser até melhor e fazer mais sentido que o original, sendo que a diversidade de mutantes e suas peculiaridades são uma atração à parte.
A animação tem uma essência muito parecida com o desenho e flerta com uma comédia suave, com uma leveza que não deve ser confundida com infantil e, por conta de Seth Rogen, é infestada de referências da cultura pop que passam por Batman, pelos Vingadores, Shrek e muito mais. Dessa vez conseguiram a proeza de boas referências, mas sem tirar o brilho da história e de seus personagens que, cada um a sua maneira, tem seus ótimos momentos.
A trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross (“Império da Luz”) como sempre está no exato ponto para o espectador curtir a produção na melhor das vibes.
“As Tartarugas Ninja” é um recomeço promissor, com a energia lá em cima, personagens carismáticos e todos os elementos para uma animação diferenciada.
Curiosidades:
- Os desconhecidos diretores Jeff Rowe e Kyler Spears dublam pequenas pontas: o fortão que se desculpa no último ato e um figurante que diz que gosta de ir a lugares novos respectivamente.
- Ao contrário do que geralmente acontece nas animações onde cada artista grava a sua parte, aqui o elenco gravava em grupo de acordo com as cenas.
- Os criadores das Tartarugas Ninja originais Peter Laird e Kevin Eastman são homenageados: há um prédio com o cartaz “The Laird” e a escola de April se chama “Eastman high School”.
Ficha Técnica:
Elenco:
Micah Abbey
Shamon Brown Jr.
Nicolas Cantu
Brady Noon
Ayo Edebiri
Maya Rudolph
John Cena
Seth Rogen
Rose Byrne
Natasia Demetriou
Giancarlo Esposito
Jackie Chan
Ice Cube
Paul Rudd
Post Malone
Hannibal Buress
Direção:
Jeff Rowe
Kyler Spears
História e Roteiro:
Seth Rogen
Evan Goldberg
Jeff Rowe
Dan Hernandez
Benji Samit
Brendan O’Brien
Seth Rogen
Evan Goldberg
Jeff Rowe
Produção:
Evan Goldberg
Anne Pages
Seth Rogen
James Weaver
Fotografia:
Kent Seki
Trilha Sonora:
Trent Reznor
Atticus Ross