[youtube FUepqX0TDXk]
Tivemos que esperar 13 anos para ver os maiores atores das últimas décadas, Al Pacino e Robert de Niro, juntos novamente após “Fogo Contra Fogo”. Mas a espera valeu a pena. Ao contrário do filme de Michael Mann, em “As Duas Faces da Lei” eles contracenam quase o tempo todo. Até porque os dois são parceiros que estão investigando um serial killer que mata somente criminosos.
Aparentemente, para o espectador é óbvio quem é o assassino e a trama fica na tensão de como ele será descoberto pelos demais. Mas o roteiro é muito mais engenhoso que isso e nos dá um imenso quebra-cabeças com direito a boas reviravoltas, que somente um cinéfilo atencioso consegue decifrar logo no primeiro ato.
Mas nada, nem o ótimo roteiro, consegue ofuscar a atuação desses monstros sagrados da interpretação. A fluência e naturalidade que os diálogos escorrem é impressionante. Tanto é que um dos poucos filmes em que você vê um ator falando por cima do outro e sem criar a costumeira confusão no público.
Mal dá pra acreditar que o diretor Jon Avnet foi o mesmo que fez o fraco “88 Minutos” também com Al Pacino. Aqui, sua direção é segura e não há um foco de câmera desnecessário. E seu ótimo desfecho, mesmo que previsível, faz um interessante contraponto com “Fogo Contra Fogo”. É quando o cinema homenageia a si próprio, sendo que é uma homenagem mais que justa vindo de dois nomes como Robert de Niro e Al Pacino.
[rating:3.5]
Ficha Técnica
Elenco:
Al Pacino
Robert De Niro
John Leguizamo
Donnie Wahlberg
Carla Gugino
50 Cent
Brian Dennehy
Direção:
Jon Avnet
Produção:
Jon Avnet
Randall Emmett
George Furla
Lati Grobman
Avi Lerner
Alexandra Milchan
Daniel M. Rosenberg
Fotografia:
Denis Lenoir
Trilha Sonora:
Ed Shearmur