Conheçam o diretor Svyatoslav Podgaevskiy: com esse nome impronunciável, o russo nascido em Moscou descobriu uma ótima sacada: faz filmes de baixo custo, pega dubladores americanos para passar a impressão de que os filmes são falados em inglês e os vende ganhando uma boa grana para distribuidoras do mercado ocidental. Ele faz isso pelo menos uma vez por ano e foi responsável pelo desastre trash “A Noiva”.
Dessa vez ele melhorou um pouquinho, mas muito aquém de uma qualidade indicável. Ele inclusive pegou a protagonista de seu filme anterior, a loirinha simpática Viktoriya Agalakova, como Marina que está noiva de Roman e acabam de ganhar uma casa na beira de um lago que pertenceu a seus pais. O que eles não sabem é que no lago uma entidade maligna vai enfeitiçar Roman e arriscar a vida de todos ao seu redor.
Com pouquíssimos efeitos especiais, a produção aposta em edições espertas e boas angulações para despertar sustos bastante razoáveis. Ainda assim o terceiro ato comete erros técnicos primários, como na cena fraquíssima da escapada da cabana com o carro onde se aumenta a velocidade da sequencia artificialmente provocando um efeito quase de protótipo universitário.
Mas o que não deixa o filme decolar são as voltas desnecessárias que o roteiro dá: como nunca se entende a natureza da entidade, abre-se espaço para que qualquer coisa aconteça sem nenhuma regra e apenas com a conveniência de (tentar) assustar o espectador. Então o último ato fica num mata / não mata com a entidade sempre voltando sem que haja consistência para justificar sua presença.
“A Sereia” só é mais fraco pela preguiça de manter a mínima qualidade até o fim e de um roteiro que tenta se esticar até se perder. Mas tem coisa pior pelos cinemas e streamings da vida.
Ficha Técnica
Elenco:
Viktoriya Agalakova
Efim Petrunin
Sofia Shidlovskaya
Nikita Elenev
Sesil Plezhe
Igor Khripunov
Evgeniy Koryakovskiy
Nadezhda Igoshina
Daria Yartseva
Dmitriy Yartsev
Direção:
Svyatoslav Podgaevskiy
Produção:
Aleksandr Bondarev
Dzhanik Fayziev
Ivan Kapitonov
Rafael Minasbekyan
Fotografia:
Anton Zenkovich
Trilha Sonora:
Anton Komrakov