A Cor que Caiu do Espaço (“Color Out of Space”)

https://www.youtube.com/watch?v=oDvLEjbflDE

Difícil é não sair um filme novo do Nicolas Cage a cada semestre. Visto por aqui da última vez no fraco “Instinto Predador”, dessa vez ele inova ao participar – e não protagonizar – uma adaptação do mestre do terror H.P. Lovecraft em seu romance homônimo sobre uma família que vive numa fazenda afastada quando se depara com uma espécie de meteorito magenta, o qual começa a alterar a realidade e mudar as pessoas.

Interessante como todos os personagens têm relevâncias semelhantes na história que vai se construindo gradativamente e não deixa de ser gratificante que a dinâmica entre seus personagens vai aos poucos enlouquecendo até virar um terror trash que não poupa nem as crianças. Cage está quase cômico e até destoa – no bom sentido – do resto de seus colegas, mas de certa forma eles parece se encaixarem.

Os efeitos especiais variam muito entre o bom e aqueles que eram bons nas décadas de 80 e 90. Pena que ao invés de mergulharem de vez nas tripas, sangue e mutações, seus realizadores insistem em colocar suspense depois que este já disse a que veio, até porque nunca se explica a natureza dos poderes da tal cor.

O desfecho dá vazão a várias possibilidades de continuação, só que o saldo final é muita gordura narrativa, inclusive no começo onde a família já parecia ter traços suspeitos mesmo antes de qualquer meteorito.

A Cor que Caiu do Espaço” é um filme estranho que foge dos padrões, com pouco dinheiro, que não depende de Nicolas Cage e talvez por isso mesmo seja peculiar de assistir nem que seja para falar mal depois. No mínimo inusitado.

Curiosidades:

– Durante o filme aparecem nomes de várias cidades, sejam escritas na previsão do tempo da TV, sejam mencionadas pelos personagens. Todas elas estão presentes nas várias obras de H.P. Lovecraft.
– A cor que representa o mal / meteorito é magenta porque é uma das raras cores que não existe como onda única de luz, tendo que se combinar com outras e são vistas particularmente por seres humanos, mas não pela maioria dos animais.
– O personagem que narra se chama Ward Philips. O autor da obra é (Ho)ward Philips Lovecraft que é o nome completo de H.P. Lovecraft. Inclusive o narrador diz que é de uma cidade chamada Providence, que é a mesma cidade onde o autor nasceu e passou a maior parte de sua vida.
– Na obra original os 3 filhos do casal são homens.
– Na cena em que o personagem de Cage vê o filme, está passando O Grande Motim de 1962 com Marlon Brando.
– O livro que a filha do casal está lendo é “Necronomicon” do próprio H.P. Lovecraft.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicolas Cage
Joely Richardson
Madeleine Arthur
Elliot Knight
Tommy Chong
Brendan Meyer
Julian Hilliard
Josh C. Waller
Q’orianka Kilcher
Melissa Nearman

Direção:
Richard Stanley

Produção:
Daniel Noah
Josh C. Waller
Lisa Whalen
Elijah Wood

Fotografia:
Steve Annis

Trilha Sonora:
Colin Stetson

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram