Documentário sobre os Blue Angels, onde a equipe de filmagem passou o ano de 2022 inteiro acompanhando o grupo de pilotos navais que se apresentam com manobras radicais por todos os EUA, passando pelo seu treinamento, os (poucos) momentos em família e a passagem de bastão para novos membros no fim do ano.
Os Blue Angels, funcionam de forma bastante parecida à Esquadrilha da Fumaça no Brasil. Ambas as equipes têm como objetivo demonstrar a habilidade e o profissionalismo dos pilotos militares, além de servir como ferramenta de recrutamento e relações públicas para as suas respectivas forças armadas, sendo que a Esquadrilha da Fumaça é da Aeronáutica brasileira, enquanto os Blue Angels pertencem à Marinha americana.
Possuem uma longa história e são altamente respeitadas em seus países, com a Esquadrilha da Fumaça sendo fundada em 1952 e os Blue Angels em 1946.
A maior diferença entre eles é o tipo de aeronave e manobra: A Esquadrilha da Fumaça utiliza atualmente a aeronave Embraer A-29 Super Tucano, que é um turboélice, quanto os Blue Angels utilizam jatos de combate F/A-18 Hornet, uma aeronave a jato de alta performance.
Devido às diferenças nas aeronaves, o estilo das manobras e o tipo de acrobacias realizadas variam. Os Blue Angels, com seus jatos de alta velocidade, realizam manobras que destacam a rapidez e a agilidade em alta velocidade. A Esquadrilha da Fumaça, com os turboélices, foca em manobras que mostram precisão e controle em velocidades mais baixas.
Uma grande semelhança entre EUA e Brasil é que atualmente são dois países polarizados com constantes conflitos ideológicos. Um dos prazeres de se assistir ao documentário é justamente ver o inverso: a união e disciplina do time, a maneira com que se tratam, num equilíbrio imenso entre o profissional e a amizade sem recair no típico patriotismo americano clichê, mas ao mesmo tempo com uma filosofia constante de achar um propósito mais grandioso que a si próprio.
As tomadas das manobras dentro e fora das aeronaves são de tirar o fôlego, principalmente quando acompanhamos a evolução ao longo do ano da manobra que eles chamam de diamante que consiste em 4 aeronaves se aproximarem umas das outras voando a apenas alguns centímetros de distância e sem se tocarem.
“The Blue Angels” é um documentário leve, que mostra grandes valores humanos em forma de disciplina e amor ao time, à família e ao próximo e ainda conta com algumas cenas eletrizantes.
Ficha Técnica:
Elenco:
Chris Kapuschansky
Brian Kesselring
Monica Borza
Scott Goossens
Frank Zastoupil
Lance Benson
Greg Wooldridge
Julius Bratton
Cary Rickoff
Direção:
Paul Crowder
Produção:
J.J. Abrams
Hannah Minghella
Mark Monroe
Glen Powell
Sean M. Stuart
Glen Zipper
Fotografia:
Lance Benson
Michael FitzMaurice
Jessica Young
Trilha Sonora:
James Everingham
Stewart Mitchell