Sumido da tela por uns tempos desde “Animais Fantásticos”, Johnny Depp volta num drama intimista como o professor Richard que, apesar de ocupar um ótimo cargo na faculdade onde leciona, vive uma vida medíocre num casamento fracassado.
Mas o filme começa com a notícia de que ele está na fase de metástase de um câncer de pulmão e que, sem tratamento, ele teria pouco mais de seis meses de vida. É quando ele decide não contar para ninguém e aproveitar a vida, mesmo que isso bagunce sua família e trabalho.
Lógico que, mesmo com uma interessante história a ser contada, ela não deixa de cair nos lugares comuns do subgênero dramático “protagonista em estado terminal” e daí cabe a Depp fazer a diferença. Difícil olha o ator com seus maneirismo e cinismo habitual e não ver um pouco da cara do eterno pirata Jack Sparrow, principalmente porque Richard passa parte do filme bebendo ou bêbado e Depp faz questão de gesticular lembrando seu famoso personagem.
Só que nesse caso, mais agrega do que atrapalha, principalmente quando misturado a uma trama de coadjuvantes que mesmo com pequenos papéis conseguem fazer bastante diferença no rumo do roteiro como a esposa infiel por Rosemarie DeWitt de “La La Land” ou o melhor amigo, interpretado por um Danny Huston – de “Invasão ao Serviço Secreto” – cheio de carisma e bem distante dos vilões que costuma interpretar.
Há alguns diálogos marcantes, principalmente nas oratórias do protagonista que, no clímax, emociona bastante. Um pouco antes disso e logo depois, as coisas ficam meio abstratas e caricaturais, inclusive um desfecho que, mesmo simbólico, acrescenta pouco na jornada de Richard.
Johnny Depp dá profundidade e carisma necessários ao seu protagonista para carregar “Adeus Professor” nas costas, sem se furtar de apresentar o ótimo elenco de coadjuvantes e uma história simpática e, mesmo com suas circunstâncias, bem humorada.
Ficha Técnica
Elenco:
Johnny Depp
Rosemarie DeWitt
Odessa Young
Danny Huston
Zoey Deutch
Devon Terrell
Ron Livingston
Linda Emond
Matreya Scarrwener
Siobhan Fallon Hogan
Paloma Kwiatkowski
Kaitlyn Bernard
Direção:
Wayne Roberts
Produção:
Braden Aftergood
Warren Carr
Brian Kavanaugh-Jones
Greg Shapiro
Fotografia:
Tim Orr
Trilha Sonora:
Aaron Dessner
Bryce Dessner