A última crítica que escrevi foi sobre uma comédia chamada “Wilde Se Casa Novamente”. Nela, escrevi que o grande pecado do filme foi ter muitos personagens sem uma direção certa a seguir. Este “A Bolha” de Judd Apatow, (“A Descompensada”) sofre de algo parecido: tem muito conteúdo, mas sem uma direção certa a seguir.
Ele faz uma paródia de como seria fazer um filme em plena pandemia, em algumas partes com moldes de “filme dentro do filme”. No elenco do filme (e do filme dentro dele) temos gente boa como Karen Gillan de “Mistura Explosiva”, o Mandaloriano Pedro Pascal, além de muitas participações bem especiais, fora o fato de Apatow também ter contratado a esposa Leslie Mann (“Os Órfãos de Brooklin”) e a própria filha Iris Apatow em sua estréia na tela grande.
Aparentemente a torrente de idéias de piadas para o roteiro foi tão grande que o diretor não quis perder nenhuma, então meteu mais de 2 horas de filme. Não seria problema, caso as piadas todas seguissem um fio condutor que evoluísse junto a trama, mas não é isso que acontece. Ao contrário, elas estão dispostas como num programa de esquetes, onde a conexão é mínima. Tanto que cada personagem parece viver num mundo só dele e a dinâmica com outros personagens não só é fraca, como muito forçada.
O espectador deve soltar risos genuínos, mas esparsos, pois a cada fim de esquete há uma certa demora para que se retome a trama e se desenhe um novo esquete com uma piada engraçada. As participações especiais fazem mais barulho que o elenco principal de onde ninguém se destaca.
“A Bolha” não é ruim, mas é longo, cansativo, apesar de ter alguns ótimos momentos. Faltou senso de direção e enxugar o roteiro. Ah, tem uma cena pós créditos, mas é desnecessária, então não prolongue o sofrimento.
Curiosidades:
– O quadro que o personagem de Pedro Pascal pinta durante a quarentena no quarto de hotel é uma réplica de “Saturno devora seu filho” de Francisco Goya. A pintura original está no Museo Del Prado na Espanha.
– Durante as filmagens, a atriz Maria Bakalova recebeu a notícia que seria indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Borat: A Fita do Dia Seguinte”. Foi numa cena entre ela e Pedro Pascal. Pascal a parabenizou.
Ficha Técnica
Elenco:
Karen Gillan
Leslie Mann
Iris Apatow
Pedro Pascal
Galen Hopper
Keegan-Michael Key
David Duchovny
Harry Trevaldwyn
Samson Kayo
Peter Serafinowicz
Danielle Vitalis
Rob Delaney
Chris Witaske
Audrina Woolrich
Grant Woolrich
Guz Khan
Maria Bakalova
Vir Das
Nick Kocher
Fred Armisen
Grant Fear
Kate McKinnon
Ben Ashenden
Alexander Owen
Celeste Dring
Maria Bamford
Raphael Acloque
Ross Lee
Katie O’Brien
Zander Emlano
Daisy Ridley
John Lithgow
John Cena
Beck
Donna Air
James McAvoy
Vivian Full
Chloé Delanney
Dave Simon
Direção:
Judd Apatow
Produção:
Judd Apatow
Fotografia:
Ben Smithard
Trilha Sonora:
Michael Andrews
Andrew Bird