Filme mais atual do que nunca, com a guerra na Ucrânia, “A Sombra da Stalin” é baseado em eventos reais e fala sobre o jornalista Gareth Jones (James Norton de “Adoráveis Mulheres”) famoso por ter entrevistado Hitler e que já previa em 1932 a Segunda Guerra Mundial, enquanto acontecia a chamada Grande Revolução Russa.
Preocupado com o front de batalha russo em uma potencial guerra e intrigado sobre a surpreendente riqueza que a ditadura de Stalin estava produzindo na União Soviética, ele decide seguir para lá por conta própria para tentar uma entrevista com Stalin. Mas o que ele descobre é aterrador e Jones vira alvo da ditadura.
A diretora Agnieszka Holland de “O Segredo de Beethoven” constrói um filme sério com pouco espaço de improviso e direto ao ponto. Mas principalmente a partir da segunda metade, com uma visão clara sobre o fenômeno da história conhecido como Holodomor ou A Grande Fome, onde milhões de Ucranianos morreram de fome e inanição por causa do confisco das plantações de grãos por Stalin aliado a uma péssima safra na época.
O desenvolvimento da saga de Jones para desmascarar um regime que se proclamava como revolucionário e acobertado por várias autoridades, inclusive do ocidente, é, no mínimo, chocante e se reflete no arco emocional do protagonista que começa otimista e idealista, e termina minado pelos donos do poder e quase chegando a depressão e loucura.
James Norton está corretíssimo no papel e os coadjuvantes como Vanessa Kirby de “Pieces of a Woman” e Peter Sarsgaard de “The Batman” se esforçam e conseguem um bom lugar de relevância na trama.
Destaque para a fotografia de Tomasz Naumiuk de “Uma Nova Vida” que dá tons de cinza na sequencia toda da Ucrânia, mostrando uma perspectiva desesperançosa, seja de Jones, ou do próprio povo abandonado a sua própria sorte.
“A Sombra de Stalin” tem um importante componente histórico que muitas vezes é subestimado pelos próprios historiadores, além de ter uma direção firme, elenco honesto e um desenvolvimento que não precisa de apelo comercial. Recomendado!
Ficha Técnica
Elenco:
James Norton
Vanessa Kirby
Peter Sarsgaard
Joseph Mawle
Kenneth Cranham
Celyn Jones
Christoph Pieczynski
Beata Pozniak
Fenella Woolgar
Martin Bishop
John Edmondson
Michalina Olszanska
Martin Hugh Henley
Direção:
Agnieszka Holland
Produção:
Andrea Chalupa
Stanislaw Dziedzic
Klaudia Smieja
Fotografia:
Tomasz Naumiuk
Trilha Sonora:
Antoni Lazarkiewicz