Tico e Teco: Defensores da Lei (“Chip ‘n Dale: Rescue Rangers”)

Uma das grandes animações do ano passado passou despercebida pelo grande público. E olha que é uma animação da Disney.

Após mais de 20 anos daquela série de TV com o mesmo nome, a Disney traz de volta Tico e Teco numa premissa que por si só já vale a pena: o programa de TV era realmente apenas um programa e Tico e Teco eram os artistas.

Na época eles desfizeram a sua amizade, mas agora precisam se juntar, pois seu amigo em comum da época do programa, Monty, foi sequestrado, o que pode ter relação com uma série de desaparecimentos no mundo dos desenhos.

O brilhantismo está justamente no fato de que o mundo dos desenhos é o mesmo mundo do já clássico “Uma Cilada para Roger Rabbit” de 1988 onde gente de carne e osso convive com todos os tipos de desenhos.

Com efeitos especiais de ponta, o diretor Akiva Schaffer – da ótima comédia “Popstar: Sem Parar, Sem Limites” – remete o espectador a todo um arsenal de técnicas de desenho animado, inclusive com Tico e Teco em diferentes formatos, já que Teco fez uma “cirurgia plástica de CGI”.

Muito mais que isso, há os personagens no estilo Muppets, há aqueles feito de massinha, os da época do desenho preto e branco, inclusive com uma sensacional sátira aos desenhos em computação com olhares vagos da época de “O Expresso Polar”, do qual o ator Seth Rogen tira um enorme sarro e até mesmo aquela primeira versão horrorosa do Sonic (que foi trocada antes do lançamento do filme) dá as caras.

Aliás, não só as técnicas se misturam harmoniosamente, como há uma metralhadora de referências da cultura pop engraçadíssimas e que não prejudicam a trama, indo de Shrek até Rapunzel e a Pequena Sereia.

O maior êxito da produção é conseguir a atenção dos adultos que quando crianças viam Tico e Teco e prender essa atenção com suas boas tiradas e referências, ao mesmo tempo em que capta o encantamento das crianças seja pela fácil absorção da história, seja pelo deslumbramento visual de uma miríade de desenhos.

Podem até acusar a Disney de espremer suas franquias até virarem suco, mas dessa vez talvez ela tenha feito um dos melhores sucos de franquia dos últimos anos.

Curiosidades:

  • Uma das pistas do filme é que o programa de TV que Tico e Teco estrelaram não passava no Estado de Albany. Só que a informação é incorreta, pois passava em todos os EUA.
  • No início da produção Teco aparece em vias de fazer um show solo chamado “00-Teco”. Isso jamais poderia acontecer porque os direitos autorais de “00” como agente pertencem ao espólio de Iam Flemming, criador do agente 007.

Ficha Técnica:

Elenco:
Andy Samberg
John Mulaney
KiKi Layne
Will Arnett
Eric Bana
Flula Borg
Dennis Haysbert
Keegan-Michael Key
Tress MacNeille
Tim Robinson
Seth Rogen
J.K. Simmons
Da’Vone McDonald
Akiva Schaffer
Rachel Bloom
Juliet Donenfeld
Liz Cackowski
Mason Blomberg
Corey Burton
Jim Cummings
Chris Parnell
Jeff Bennett

Direção:
Akiva Schaffer

História e Roteiro:
Dan Gregor
Doug Mand

Produção:
David Hoberman
Todd Lieberman
Matt Saxton

Fotografia:
Larry Fong

Trilha Sonora:
Brian Tyler

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram