https://www.youtube.com/watch?v=PvJpUgDhvLc
É um terror de pegada trash que mistura os clássicos oitentistas “Re-animator” com “O Príncipe das Sombras”, este último do mestre John Carpenter. Por motivos diferentes, um pequeno grupo de pessoas se encontra num hospital que está prestes a fechar às suas portas, operando com um número mínimo de médicos. De repente eles se veem cercados por membros de uma seita e enquanto procuram uma maneira de sair, eventos sobrenaturais passam a atormentá-los.
A dinâmica estabelecida na narrativa vai agradar bastante, principalmente porque não há pausa e muitas das cenas provocam uma carnificina no melhor estilo gore e, mesmo se os efeitos especiais carecem de muitos retoques, ainda assim o conjunto não deixa a desejar para os fãs hardcore de gore. É aquele tipo de produção que se tivesse mais grana (ele foi feito via crowdfunding), teria um resultado diferenciado.
Por outro lado, o enredo, apesar de se sustentar sozinho, incomoda um pouco pela ausência de alguns esclarecimentos simples: como a tal seita se formou e como determinado personagem entrou / participou / a criou – essas coisas são tratadas de forma tão superficial que fica difícil de ser absorvido. Há também a questão dos próprios membros da seita que aparecem e desaparecem de acordo com a conveniência do roteiro e até os métodos usados pela seita não estão bem claros, muito menos sua motivação, apesar de o objetivo do aparente criador estar explícito, mas não os seus métodos.
De qualquer forma, “A Seita Maligna” vale muito mais pela execução do que pelo roteiro e seu estilo retrô é muito bem vindo, num momento em que poucos filmes tem a coragem de abraçar tão bem o trash.
Curiosidades:
– As locações usadas como hospital era uma antiga escola fechada pouco tempo antes das filmagens e demolida pouco tempo depois.
Ficha Técnica
Elenco:
Aaron Poole
Kenneth Welsh
Kathleen Munroe
Ellen Wong
Art Hindle
Stephanie Belding
James Millington
Evan Stern
Grace Munro
Direção:
Jeremy Gillespie
Steven Kostanski
Produção:
Jonathan Bronfman
Casey Walker
Fotografia:
Samy Inayeh
Trilha Sonora:
Blitz//Berlin
Joseph Murray
Menalon Music
Lodewijk Vos